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Marília
qui. 14 mar. 2024
DECISÃO

Justiça suspende aumento da tarifa de ônibus em Marília

Ação popular foi proposta pelo deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB).
por Gustavo César
Terminal rodoviário urbano de Marília; passagens vão voltar ao preço de R$ 4,50 (Foto: Arquivo MN)

A Justiça de Marília acatou nesta quarta-feira (13) uma ação popular ajuizada pelo deputado estadual Vinícius Camarinha (PSDB) e decidiu suspender o reajuste tarifário do transporte público urbano em Marília. A correção de R$ 4,50 para R$ 5,75 foi anunciada no fim do mês passado.

No despacho, o juiz da Vara da Fazenda Pública de Marília, Walmir Idalêncio dos Santos Cruz, foi favorável à suspensão dos efeitos do decreto municipal nº 14274/24 que reajustou o valor, por considerar a ação desproporcional à realidade econômica da população.

A decisão, que tem caráter liminar, ressalta que os gestores públicos devem agir de acordo com os princípios éticos de razoabilidade e justiça, e que a moralidade administrativa é o objeto de todos os atos da gestão públicos.

“Não se pode olvidar que a população mariliense (sobretudo a parcela mais carente e desprovida de recursos, constituída por usuários dos serviços de transporte público discutidos) vive realidade econômico-financeira penosa, em cenário pós-pandêmico, o que contrasta com a redução nos preços de revenda e distribuição de combustíveis”, argumenta o juiz.

O ex-prefeito Abelardo Camarinha tentou fazer parte da ação como requerente, mas foi excluído por estar com os direitos políticos suspensos.

OUTRO LADO

Em nota, a Empresa de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb) informa que “por força de contrato assinado pelo ex-prefeito municipal Vinícius Camarinha (2013-2016), o município é obrigado a cumprir a Lei e conceder a atualização monetária da tarifa do transporte coletivo, justamente para que fique estabelecido o equilíbrio financeiro das empresas do transporte coletivo.”

O documento pontua que “a Prefeitura de Marília sempre procurou garantir a alternativa de transporte coletivo ao menor preço possível. Inicialmente, as empresas solicitaram que o reajuste da tarifa fosse de R$ 8,10, contudo, a Emdurb autorizou R$ 5,75 (que ainda não entrou em vigor, mas previsto para 20 de março de 2024)”.

O texto diz ainda que o prefeito de Marília, Daniel Alonso (sem partido), “estuda a concessão de subsídio para custear as passagens, a exemplo do que acontece em Ribeirão Preto (onde o preço da passagem é R$ 7,50, mas a Prefeitura subsidia R$ 2,50 e a população paga R$ 5). A Capital São Paulo, por exemplo, subsidia com R$ 7,7 bilhões o transporte coletivo e outras cidades (como Bauru) também adotaram o subsídio como forma de mitigar o impacto financeiro nos usuários, após as consequências econômicas causadas pela pandemia de Covid-19”, conclui.

A Associação Mariliense de Transporte Urbano (AMTU) não tinha se manifestado até a atualização desta matéria. O espaço segue aberto para posicionamento.

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