MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 10 dez. 2024
JUSTIÇA ELEITORAL

Justiça rejeita ação que aponta suposta fraude em candidatura

Decisão é uma resposta à denúncia apresentada por José Carlos Albuquerque; há outras ações do tipo em tramitação.
por Alcyr Netto
Ex-vereador José Carlos Albuquerque havia denunciado o caso (Foto: Arquivo)

A Justiça Eleitoral de Marília concluiu que não houve fraude no cumprimento da cota de gênero durante as eleições municipais de 2024, envolvendo o Partido Renovação Democrática (PRD). A decisão é uma resposta à denúncia apresentada por José Carlos Albuquerque, candidato a vereador pelo Podemos, que alegou irregularidades na candidatura de Teresa da Silva Rodrigues Farias.

Segundo a denúncia, Teresa teria atuado apenas para preencher a cota mínima de 30% de candidaturas femininas exigida por lei, obtendo apenas oito votos e, supostamente, realizando campanha para outro candidato do mesmo partido. A acusação pedia a cassação de todos os votos obtidos pelo partido e a recontagem das cadeiras.

Durante o processo, foram ouvidas cinco testemunhas que afirmaram ter visto a então candidata participando de eventos como carreatas, reuniões e ações em locais públicos, além de pedir votos em seu ambiente de trabalho e em redes sociais.

O Ministério Público Eleitoral se posicionou contra a denúncia e argumentou que não foram apresentadas provas suficientes para sustentar as acusações de fraude.

O juiz José Antônio Bernardo, da 70ª Zona Eleitoral de Marília, considerou que, mesmo com uma campanha modesta, houve envolvimento suficiente para afastar suspeitas de candidatura fictícia. Com a sentença, a Justiça Eleitoral rejeitou a anulação dos votos do partido e manteve os resultados das eleições intactos.

“Os testemunhos mostram que a candidata participou de atos mínimos de campanha. Isso é suficiente para descaracterizar fraude e garantir que sua candidatura tenha sido legítima”, escreveu o magistrado.

Desde 2009, partidos políticos são obrigados a reservar pelo menos 30% de suas candidaturas a cada gênero, como forma de incentivar a participação das mulheres na política. Candidaturas fictícias, usadas apenas para cumprir a cota, podem levar à anulação dos votos da coligação e à inelegibilidade dos responsáveis.

Vale lembrar que Albuquerque é autor de outras três ações com o mesmo tipo de acusação contra o DC, Mobiliza e Republicanos – este último pode impactar diretamente na composição da Câmara Municipal. O DC, por outro lado, também acionou a Justiça contra o ex-vereador.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília tem posto de combustíveis com nota zero em avaliação de qualidade
  • 2
    Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
  • 3
    MN TV: Arma falha durante execução de vítima em bar na zona sul
  • 4
    Polícia localiza bicicleta que teria sido usada por Guilherme Romero antes de desaparecer

Escolhas do editor

ASSISTÊNCIA SOCIAL
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede públicaPopulação em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
CULTURA E LAZER
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembroPrefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
VEÍCULOS
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste RenaultSeminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
CRIME INTERNACIONAL
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a EuropaDise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Últimas notícias

MN TV: De Marília para a Europa; investigação revela rota de tráfico internacional
Santa Casa de Marília recebe doação de 210 travesseiros para leitos de internação
Deputados defendem ampliação do programa de escola cívico-militar em Marília
Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie