MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 16 set. 2015

Justiça multa Vinicius Camarinha por irregularidades em licitação

por Marília Notícia
Prefeito Vinicius Camarinha

Prefeito Vinicius Camarinha: multado por irregularidades

O TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) determinou mais uma vez à Prefeitura a reavaliação do edital de licitação nº 306/2014 que tem por objeto o  “registro de preços para eventual fornecimento de gêneros alimentícios destinados a diversas Secretarias Municipais”.

Em maio deste ano, o órgão chegou a suspender o edital porque a Prefeitura não havia cumprido as determinações feitas pelo TCE. O apresentado continha elementos que restringiam a participação de várias empresas, ou seja, a suspeita era de que a licitação era dirigida. Após edição, o documento tornou a apresentar as mesmas falhas.

O documento do TCE apontou que algumas empresas se revoltaram contra o edital afirmando haver aglutinação em lotes de “produtos estocáveis, formulados e refrigerados de forma misturada e desigual, limitando, assim, a participação de empresas especializadas, tais como fabricantes dos produtos e cerealistas em geral”.

Também apontaram que as descrições minuciosas dos itens leite em pó e bolo individual sabor chocolate restringem a participação de interessados e que os valores estimados de alguns dos produtos estariam acima dos usualmente praticados no mercado.

Notificada pelo órgão, a Prefeitura disse que realizou cotação de preços com três empresas do ramo e que todas elas estariam aptas a fornecer os produtos nos moldes do edital; que as empresas que comercializam gêneros alimentícios possuem em seu quadro uma grande variedade de itens, facilmente disponibilizados; que a nova versão do edital foi dividida em oito lotes; que os valores encontrados no certame seriam oriundos de pesquisa de mercado com empresas do ramo; e que não teria havido excesso na descrição dos produtos a restringir a competição, mas apenas foi disponibilizada uma especificação mínima a servir de norte para os licitantes. Nesse sentido, informou que seriam aceitos os produtos que apresentassem especificações iguais ou superiores ao estabelecido no edital.

Porém, as alegações não convenceram o TCE. De acordo com o órgão, não foi demonstrado o atendimento à determinação de reagrupamento dos produtos em lotes afins, de revisão das especificações dos itens requeridos e de realização da devida pesquisa prévia de preços. Em relação à composição do objeto, foi observado que, ainda que o edital tenha sido subdividido em oito lotes, persiste a junção de produtos que não possuem similaridade entre si.

Além da junção de itens formulados com estocáveis e refrigerados, anotada pelo Representante, observa-se que os grupos parecem ter sido formados de maneira aleatória, requerendo-se, em um mesmo lote, por exemplo, recheio de galinha, geleia, doce de leite, margarina, flocos de milho, óleo de soja etc, e, em outro, café, queijo, refrigerante, requeijão e vinagre.

“De tudo resulta restrição à participação de licitantes que poderiam apresentar propostas mais vantajosas para a Administração, mediante agrupamento dos produtos em lotes afins”, afirmou o TCE.

Assim, o órgão passou as seguintes determinações à Prefeitura:

 a) Reavaliar o edital, de forma a reagrupar os produtos em lotes afins;

b) Rever as especificações dos produtos requeridos, estabelecendo critérios mínimos ou máximos de aceitabilidade, ampliando o universo de participantes; e

c) Realizar a devida pesquisa prévia de preços, a balizar o valor orçado no certame aos usuais do mercado corrente.

Deve também promover cuidadosa e ampla revisão de todos os demais itens do ato convocatório relacionados.

“Proponho, ainda, a aplicação de pena de multa ao responsável – Sr.Vinicius Almeida Camarinha, Prefeito Municipal -nos termos do artigo 104, III, da Lei Complementar estadual nº 709/93, por não atendimento de decisão deste Tribunal, fixando-a no equivalente pecuniário a 160 UFESPs (Cento e Sessenta Unidades Fiscais do Estado de São Paulo) – R$ 3.400,00 -, a ser recolhida no prazo de 30 (trinta) dias do trânsito em julgado.

Clique aqui e confira a decisão na íntegra.

Fonte: Matra

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Professora é presa por venda de medicamentos contrabandeados para emagrecimento
  • 2
    Motociclista é mordida por cão solto em via pública em Marília
  • 3
    Caminhões ignoram bloqueio na BR-153 e usam rotas irregulares
  • 4
    Grupo tenta assaltar comerciante dentro de veículo, em pleno Centro

Escolhas do editor

TRANSBRASILIANA
Caminhões ignoram bloqueio na BR-153 e usam rotas irregularesCaminhões ignoram bloqueio na BR-153 e usam rotas irregulares
Caminhões ignoram bloqueio na BR-153 e usam rotas irregulares
MEDICINA
CEM da Unimed Marília celebra seis anos de cuidado e excelênciaCEM da Unimed Marília celebra seis anos de cuidado e excelência
CEM da Unimed Marília celebra seis anos de cuidado e excelência
MERCADO
Procon Marília inicia fiscalização de preços em postos de combustíveisProcon Marília inicia fiscalização de preços em postos de combustíveis
Procon Marília inicia fiscalização de preços em postos de combustíveis
VIOLÊNCIA
Grupo tenta assaltar comerciante dentro de veículo, em pleno CentroGrupo tenta assaltar comerciante dentro de veículo, em pleno Centro
Grupo tenta assaltar comerciante dentro de veículo, em pleno Centro

Últimas notícias

Ministro Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro
Reforma do Terminal Urbano recebe vistoria de Dani Alonso e Capitão Augusto
Ação policial na região tira mais de R$ 16,5 milhões do crime, calcula PRF
PRF prende na divisa duas mulheres com 17 armas traficadas do Paraguai

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie