MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
qua. 16 dez. 2020

Justiça suspende diplomação de vereador e suplentes

por Daniela Casale

A Justiça Eleitoral de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) concedeu liminar que suspende a diplomação do vereador eleito Manoel Frederico Ábido Galdino de Carvalho, o Lico, do PTB, e de todos os suplentes do mesmo partido.

A ação de investigação judicial eleitoral foi ajuizada pela coligação ‘Garça forte e humanizada’ contra o PTB e seus candidatos.

Na denúncia consta a notícia de “existência de abuso de poder político em decorrência de uma candidatura feminina fictícia, desrespeitando o disposto no artigo 10, § 3º, da Lei nº 9.504/97.”

Os autos foram encaminhados ao Ministério Público, que se manifestou pelo deferimento da tutela provisória de urgência.

“[…] há nos autos a comprovação da probabilidade do direito alegado e perigo de dano, além da relevância da fundamentação. […] conforme destacado pelo Dr. Promotor de Justiça: ‘- ao se verificar a votação dos candidatos ao cargo de vereador do município de Garça, constata-se que a candidata em questão não obteve nenhum voto no pleito. O só fato de a candidata sequer ter votado na eleição, mesmo sendo candidata, constitui elemento seguro a indicar que de fato não tinha qualquer interesse em concorrer, induzindo assim à conclusão de que sua candidatura foi absolutamente fictícia”, diz trecho da decisão da juíza Renata Lima Ribeiro Raia.

A magistrada alegou ainda que  “em análise ao processo de prestação de contas n.º 0600729-03.2020.6.26.0047 e também no sítio eletrônico de divulgação de candidaturas do TSE2, observa-se que a candidata fictícia não recebeu nenhuma doação em espécie, mas tão somente uma doação estimável em dinheiro do partido político no ínfimo valor de R$ 158,00, correspondente à material publicitário (diferentemente dos demais candidatos homens)”.

Por fim, a juíza alega que a candidata não fez campanha em sua rede social, o que segundo ela é “forte indicativo de que não pretendia efetivamente concorrer ao cargo eletivo, tendo seu nome indicado apenas para atingir a cota de gênero”.

“Concedo a liminar e determino que se suspenda a diplomação do candidato eleito a vereador, Manoel Frederico Ábido Galdino de Carvalho, e de todos os suplentes do mesmo Partido Trabalhista Brasileiro”, consta na decisão.

Lico foi eleito com 573 votos. A decisão foi publicada nesta terça-feira (15) e a juíza deu o prazo de cinco dias para a apresentação da defesa.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acidente entre caminhão e ônibus interdita a BR-153 em Guaimbê
  • 2
    HC confirma atendimento a sete vítimas de grave acidente na BR-153 em Guaimbê
  • 3
    Polícia Civil registra morte de catador de recicláveis em imóvel na zona sul de Marília
  • 4
    Homem procura a Polícia Civil para denunciar extorsão após encontro sexual em Marília

Escolhas do editor

AGOSTO LILÁS
Casa da Mulher Paulista avança, mas segue sem data para inauguraçãoCasa da Mulher Paulista avança, mas segue sem data para inauguração
Casa da Mulher Paulista avança, mas segue sem data para inauguração
MERCADO IMOBILIÁRIO
Feirão da CAP oferece apartamentos com móveis planejados no Alameda Lima 3Feirão da CAP oferece apartamentos com móveis planejados no Alameda Lima 3
Feirão da CAP oferece apartamentos com móveis planejados no Alameda Lima 3
TRÂNSITO
MN TV: Ultrapassar pela direita é um costume no trânsito de Marília?MN TV: Ultrapassar pela direita é um costume no trânsito de Marília?
MN TV: Ultrapassar pela direita é um costume no trânsito de Marília?
RODOVIAS
Acidente entre caminhão e ônibus interdita a BR-153 em GuaimbêAcidente entre caminhão e ônibus interdita a BR-153 em Guaimbê
Acidente entre caminhão e ônibus interdita a BR-153 em Guaimbê

Últimas notícias

Rogerinho lança candidatura a deputado estadual em evento com apoio de Vinicius
MN TV: Destruição dos veículos mostra força do impacto em acidente na BR-153
Prouni 2026: prazo para comprovar informação de inscrição termina hoje
Vendas no comércio crescem 0,5% em junho e sobem 1,9% no 1º semestre

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Marília Mattos Castanheira
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Marília Mattos Castanheira
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie