Jogos Abertos chegam ao fim com baixo público e sem muita atenção
A 83ª edição dos Jogos Abertos terminaram em Marília nesta sexta-feira (22) com a festa de encerramento na Praça do Clube dos Bancários. Apesar de gerar bastante movimento na cidade, quase todas as modalidades tiveram baixo público.
A competição não foi muito valorizada pelos marilienses e mesmo contando com atletas famosos, como os ginastas da seleção brasileira Arthur Zanetti (medalhista olímpico) e Daniele Hypólito (medalhista mundial), o público foi menor do que o esperado.
Durante os jogos foi possível notar que a maioria das pessoas presentes nas arquibancadas eram os próprios competidores e que vários ‘buracos’ ficavam evidentes no público.
Nas redes sociais também houve reclamação de competidores sobre os alojamentos. Um deles escreveu na página oficial do jogos no Facebook: “Uma vergonha o alojamento que nos colocaram. Falta de respeito com os atletas e comissões técnicas”.
O Marília Notícia chegou a mostrar ainda que pais e responsáveis de alunos de algumas escolas não gostaram nada de saber que as aulas seriam suspensas por duas semanas.
Isso porque as unidades de ensino foram utilizadas como alojamentos pelos participantes dos Jogos Abertos do interior.
“Duas semanas sem aula gente. Quer fazer os jogos beleza, mas não atrapalha os estudos. Deixem as aulas normais. Nós vamos trabalhar normal e as crianças sem aula?”, disse uma mãe revoltada em uma rede social.
No total, 74 escolas municipais e estaduais foram adaptadas para alojamento das delegações, além de três locais de uso coletivo e instalações em cidades vizinhas.
Apesar de algumas reclamações, o evento gerou bastante movimento na economia da cidade. Foram 12.257 pessoas envolvidas, sendo 9.109 atletas.
A abertura trouxe a participação do atleta Thiago Braz, com a chama olímpica e teve um grande público.
Marília terminou como a 10ª colocada com 119 pontos. São José dos Campos foi o primeiro colocado com 249 pontos seguido por Santos com 242 pontos. Este é o maior evento esportivo da América Latina.