MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Tecnologia
seg. 02 mar. 2020

Jogo sobre epidemia global, Plague Inc é retirado de lojas de apps na China

por Agência Estado

O jogo de celular Plague Inc, que ganhou popularidade nos últimos dias em meio à epidemia do coronavírus, foi removido da loja de aplicativos da Apple na China. Segundo a desenvolvedora do jogo, a Ndemic Creations, a remoção se deve à decisão de reguladores locais, que alegaram que o Plague Inc tinha conteúdo ilegal.

O jogo de estratégia, lançado em 2012, permite que jogadores criem um vírus para destruir o mundo. Sua forma de explicar como um vírus se espalha pelo planeta foi considerada por muitos especialistas como bastante didática.

Em janeiro, o game liderou em downloads na App Store chinesa, junto com outros filmes e jogos sobre o tema, como uma forma dos usuários de lidarem com a situação. Agora, porém, houve efeitos colaterais. “A situação está fora do nosso controle”, disse a Ndemic Creations, em um comunicado. A empresa busca contato com as autoridades chinesas para explicar a situação. Nem a empresa nem o governo chinês responderam à agência de notícias Reuters.

Hoje, a China tem regras bastante restritas de censura artística. Jogos, filmes e músicas podem ser censurados se violarem os “valores socialistas”, enquanto empresas de jogos têm que ter licenças para lançar um game específico. Nas últimas semanas, as autoridades chinesas têm fechado o cerco sobre quem comenta o coronavírus – grupos de WeChat e podcasts têm sido deletados e fechados, por exemplo.

“O jogo pode ter sido deletado apenas por conta das sensibilidades em torno do assunto e de seu nome”, afirma Daniel Ahmad, analista da consultoria de pesquisa Niko Partners.

Ele disse ainda que a remoção pode se dever a uma nova funcionalidade do jogo, que permitiria aos jogadores criar “fake news” em torno do vírus. Segundo Ahmad, outros jogos que não possuem esse tipo de função, mas falam sobre epidemias seguem disponíveis nas lojas de aplicativos na China.

Desde que foi lançado, o Plague Inc teve 2,2 milhões de downloads na AppStore chinesa, sendo que 9% disso aconteceu nos últimos dois meses, segundo a empresa de dados SensorTower.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Grave acidente em rodovia da região mata enfermeira de 32 anos
  • 2
    Irmãos acusados de espancar jovem até a morte em Garça têm júri agendado
  • 3
    Cinco anos após tragédia, acusados de matar psicóloga durante racha são condenados
  • 4
    Trans que matou companheiro com facada na Vila Barros vai a júri popular, decide juiz

Escolhas do editor

DENUNCIADO
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventivaMP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
CONECTA JOVEM
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovensMarília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
MUNDIAL
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da CopaMN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
HABILITAÇÃO
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHsMarília supera média nacional e acelera emissão de CNHs
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHs

Últimas notícias

Santa Casa de Marília atinge capacidade máxima das UTIs devido a doenças agravadas pelo frio
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
‘Capacitação de agentes qualifica atendimento à população’, defende Danilo da Saúde
Agência bancária na região central é alvo de furto de cabos de cobre

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie