Inovações na educação
Existe uma parábola no meio acadêmico na qual um monge que teria adormecido ainda na Idade Média, acorda nos dias atuais e começa a perambular pela cidade, buscando os locais que estava acostumado a frequentar antes de adormecer por vários séculos.
Primeiro ele vai ao mercado e encontra uma situação totalmente diferente, não apenas nos produtos oferecidos, mas também na forma pela qual eles são apresentados. Seguindo sua jornada, o monge vai até a igreja e também encontra uma realidade diferente, muito mais flexível do que aquela que estava acostumado. Ele continua a caminhar pela cidade, sem esconder o seu estranhamento com as mudanças que observa ao seu redor. Em sua caminhada, finalmente o monge teria encontrado um lugar que permanece exatamente como em seu tempo: a universidade.
Essa parábola é usada para demonstrar como a universidade mantém suas tradições e tem dificuldade de incorporar novas práticas. Assim, a universidade tradicional estaria mantendo as mesmas práticas do seu início, em Bolonha, no ano de 1089, com os alunos alinhados ouvindo as lições de um mestre.
Se o referido monge acordasse em Marília e fosse até a Universidade de Marília (Unimar), ao contrário de encontrar uma universidade medieval, ele teria se surpreendido com as inovações que têm sido adotadas, inclusive nos cursos mais tradicionais, como Direito e Medicina.
No caso da Medicina, há muito, a Unimar se utiliza de práticas inovadoras, partindo do modelo Problem Based Learning – Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), mas não se limitando a ele, pois novas práticas pedagógicas são utilizadas diariamente, utilizando-se dos mais modernos laboratórios, os quais são dotados de equipamentos de última geração. Bonecos realistas que imitam o corpo humano com perfeição ocupam lugar de destaque em tais laboratórios.
No Direito, apesar de ser um dos cursos mais tradicionais do Brasil, a Unimar também tem inovado. Uma das medidas mais surpreendentes e inovadoras foi a implantação da “Rádio Arrebenta”, criada pelo Prof. Dr. Galdino Luiz Ramos, que passou a ensinar Direito Civil como se fosse um programa de rádio. Mesmo com o fim das aulas remotas, a Rádio foi mantida, com a transformação da sala de aula em um estúdio de rádio. Os diversos temas de Direito Civil, como casamento, divórcio, testamento etc., são tratados a partir de fatos do cotidiano, narrados durante a “programação” da Rádio Arrebenta.
Também criação do Prof. Galdino, merece destaque o evento “Samba do Gal”, que envolve música, cultura e direito, além de sempre congregar uma campanha beneficente, de arrecadação de alimentos, insumos para estabelecimentos de saúde etc.
A 4ª edição do Samba do Gal ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 29 de outubro de 2021, marcando o encerramento da XXVIII Semana Jurídica do Curso de Direito da Unimar e totalmente dedicada às mulheres, com o tema “Elas brilham”. O evento pode ser acompanhado no canal do Youtube do Direito Unimar, onde também podem ser vistas as edições anteriores.
Contaminado por tantas inovações, também decidi me aventurar na temática e acabei desenvolvendo um projeto que utiliza músicas sertanejas para promover o ensino e demonstrar da importância do direito em nossas vidas, na Disciplina de História do Direito, em projeto batizado de “Direitonejo” (nome de autoria, também, do Prof. Galdino).
Os alunos do 1° ano do Curso de Direito (diurno e noturno) foram motivados a encontrarem músicas sertanejas que tratassem de temas jurídicos e apresentá-las em sala de aula, seguidas de uma explicação dos respectivos institutos jurídicos. Não faltaram os clássicos “Cabocla Tereza” (que trata do feminicídio), “Canarinho prisioneiro” (crime ambiental), “Loira do carro branco” (furto de veículo) e “O ipê e o prisioneiro” (homicídio), mas também tivemos músicas mais atuais, do sertanejo moderno, como “Contrato”, “Liberdade provisória”, “Regime fechado”, dentre outras. A aula foi uma festa sertaneja!
Todas essas iniciativas visam tornar a relação ensino-aprendizagem mais agradável, trazendo a universidade para um novo tempo e abandonando as práticas antiquadas que ainda são encontradas em algumas instituições de ensino.
Além disso, o uso da tecnologia e a inovação não é um fim em si mesmo, mas é adotado como instrumento para desenvolver as potencialidades de alunos e professores, na construção de um mundo melhor. É necessário incorporar o tecnológico, mas sem desprezar o humano. Desenvolver as hard skills (habilidades técnicas), mas sem se descuidar das soft skills (habilidades emocionais).
Todas essas inovações têm produzido excelentes resultados nos mais diversos rankings e indicadores. Nesse sentido, a comunidade acadêmica da Unimar está em festa em razão da divulgação do Ranking Mundial de Pesquisadores e Universidades de 2021 (World Scientist and University Rankings 2021, da AD Scientific Index – Ranking for Scientist, clique aqui para consulta) e, também, da publicação do Guia das Faculdades, fruto da parceria entre Estadão e Quero Educação [clique aqui para consulta].
No Guia das Faculdades, inclusive, a Unimar quebrou todos os seus recordes e obteve estrelas praticamente em todos os cursos, a grande maioria com quatro estrelas. No total, foram 72 estrelas, além de ter obtido o selo exclusivo de “Instituição de Ensino com mais cursos estrelados”, em Marília e Região.
E, apesar de tudo o que já foi conquistado, algo me diz que a educação e a inovação (e a diversão) estão apenas começando… E com um céu estrelado.