MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Esportes
sex. 23 abr. 2021

Olimpíadas: Japão declara estado de emergência em Tóquio

por Agência Estado

A sexta-feira marca exatamente três meses para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, mas o Japão ainda vive um clima de incerteza. Por conta do aumento de casos de covid-19 em várias regiões do país, o governo local decidiu voltar ao estado de emergência, a partir deste domingo até 11 de maio, em Tóquio e nos distritos de Osaka, Kyoto e Hyogo.

A decisão permitirá que as autoridades solicitem o encerramento temporário de restaurantes, de bares e de centros comerciais com uma área superior a mil metros quadrados, de acordo com um plano elaborado pelo governo. Os eventos deverão ser realizados sem público e o governo poderá solicitar às autoridades locais que considerem o fechamento de locais públicos, como parques, e que solicitem aos restaurantes que evitem servir bebidas alcoólicas

“Hoje (sexta-feira) decidimos declarar um estado de emergência nos distritos de Tóquio, Kyoto, Osaka e Hyogo”, afirmou o primeiro ministro Yoshihide Suga, ressaltando o aumento de contágios devido às novas variantes do vírus. “Temos uma forte sensação de crise”, disse o ministro japonês encarregado da luta contra a pandemia, Yasutoshi Nishimura.

Pela primeira vez desde 22 de janeiro, as autoridades de saúde detectam há vários dias seguidos mais de cinco mil novos casos do novo coronavírus em todo o país. De acordo com um painel de especialistas do Ministério da Saúde, as variantes são responsáveis por cerca de 80% das infecções nos distritos de Osaka e Hyogo, bem como por uma parcela de casos em rápido crescimento em Tóquio.

Além de um significativo aumento de casos de infecção, sobretudo nas grandes cidades, o Japão tem tido problemas com uma campanha de vacinação lenta comparada com outros países da mesma dimensão

Suga afirmou mais uma vez que a medida de controle da covid-19 não vai ter impacto nos Jogos Olímpicos. “Não acredito que vá afetar as Olimpíadas. Como governo, nós pretendemos dar tudo de nós para garantir a segurança e a saúde nos Jogos”, comentou.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) apoia o estado de emergência em Tóquio. Presidente da entidade, o alemão Thomas Bach reforçou a confiança no governo japonês e não viu relação da medida com a Olimpíada. “O governo japonês quer evitar uma disparada de casos e o COI apoia isso. Mas os preparativos estão em andamento e estamos operando em velocidade máxima para entregar os melhores Jogos Olímpicos”, afirmou.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Polícia Civil investiga morte de bebê de três meses na zona norte de Marília
  • 2
    Polícia investiga motorista que fugiu após deixar motociclista ferida em Marília
  • 3
    Polícia retira 718 porções de drogas das ruas e prende suspeito em Marília
  • 4
    Inscrições para sorteio de moradias da CDHU terminam nesta quarta-feira

Escolhas do editor

PERÍCIA
Polícia Civil investiga morte de bebê de três meses na zona norte de MaríliaPolícia Civil investiga morte de bebê de três meses na zona norte de Marília
Polícia Civil investiga morte de bebê de três meses na zona norte de Marília
TERREMOTO
Terremotos na Venezuela preocupam imigrantes em MaríliaTerremotos na Venezuela preocupam imigrantes em Marília
Terremotos na Venezuela preocupam imigrantes em Marília
CONEXÃO
MN TV: Transmissão travada na hora do jogo? Aí não dá!MN TV: Transmissão travada na hora do jogo? Aí não dá!
MN TV: Transmissão travada na hora do jogo? Aí não dá!
TRANSPARÊNCIA
Marília mantém nota A em ranking do Tesouro Nacional sobre gestão fiscalMarília mantém nota A em ranking do Tesouro Nacional sobre gestão fiscal
Marília mantém nota A em ranking do Tesouro Nacional sobre gestão fiscal

Últimas notícias

Conhecido por furtos, homem é preso novamente após crime em marmoraria
Pedreiro é preso em flagrante por embriaguez após colisão com moto em Marília
Quando a aparência engana: a qualidade da água vai muito além do que os olhos veem
Câmara de Marília debate proteção da pessoa idosa em audiência pública

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie