MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 06 abr. 2024
DANÇA DAS CADEIRAS

Janela partidária é concluída com seis mudanças na Câmara de Marília

Câmara de Marília registrou seis mudanças de vereadores que migraram de partidos nos últimos 30 dias.
por Alcyr Netto
Vereador Júnior Moraes mudou o domicílio eleitoral para Alvinlândia (Foto: Will Rocha/Câmara)

Com a aproximação das eleições deste ano, o atual cenário político em Marília tem sido marcado por intensas movimentações entre os partidos e futuros candidatos. Uma verdadeira dança das cadeiras tem sido observada, com a migração dos parlamentares de uma legenda para outra, em busca de novas alianças e oportunidades para a disputa eleitoral em outubro deste ano.

Iniciada em 7 de março, a janela partidária de 2024 se encerrou nesta sexta-feira (5). Ao longo de quase 30 dias, vereadoras e vereadores puderam trocar de partido sem perder o mandato.

As movimentações em Marília refletem a dinâmica da política local. É a oportunidade de os parlamentares buscarem se posicionar em partidos que possam oferecer maior apoio e visibilidade para a campanha eleitoral que está em articulação, prestes a ter início.

Uma das principais mudanças foi em relação ao vereador Junior Moraes, que era do PL e se filiou ao PP em março deste ano. Ele anunciou recentemente a pré-candidatura para o cargo de prefeito em sua terra natal, a cidade Alvinlândia.

Em consulta ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o parlamentar já consta com domicílio eleitoral em Alvinlândia, com votação na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Bonifácio do Couto, localizada no Jardim Teruel.

Danilo da Saúde deixou o PSB e já está no PSDB (Foto: Divulgação)

O vereador Danilo Bigeschi deixou o PSB em direção ao PSDB, que também recebeu o vereador Marcos Custódio, depois de sair do Podemos. Os dois foram para o partido que hoje tem forte influência do deputado estadual Vinicius Camarinha, que já anunciou a pré-candidatura para o cargo de prefeito de Marília.

Já os parlamentares Evandro Galete e Eduardo Nascimento deixaram o PSDB. O primeiro migrou para o PSB, enquanto o atual presidente da Câmara de Marília foi para o Republicanos e se juntou à vereadora Vânia Ramos, que permanece no partido do governador Tarcísio de Freitas.

Por outro lado, o vereador Luiz Eduardo Nardi abandonou o Podemos e foi para o Cidadania.

Luiz Eduardo Nardi deixou o Podemos e entrou para o Cidadania (Foto: Divulgação)

Apesar da possibilidade garantida pela Justiça Eleitoral, nem todos os vereadores aderiram ao processo de mudança de partido. Marcos Rezende segue no PSD, Sérgio Nechar no PSB, Junior Féfin no União Brasil e Daniela D’Ávila no PL.

Vânia Ramos, no Republicanos; além de Rogerinho e Elio Ajeka no PP também mantiveram suas filiações.

Vereador Rogerinho permaneceu no PP (Foto: Divulgação)

MOVIMENTAÇÃO NA PREFEITURA

A última semana também foi de intensa movimentação para integrantes da administração pública municipal direta e indireta.

Wilson Damasceno deixou a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social para tentar um cargo na próxima eleição. Ele já anunciou ser pré-candidato ao cargo de vereador e se filiou ao PL.

O então secretário municipal de Limpeza Pública e Serviços, Vanderlei Dolce, foi exonerado e também deve tentar uma vaga no legislativo mariliense, assim como André Gomes, que era secretário da Cultura e foi para o Mobiliza.

Wilson Damasceno deixou a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e se filiou recentemente ao PL (Foto: Divulgação)

O chefe de Gabinete Levi Gomes e o procurador da Prefeitura de Marília, Ricardo Mustafá, também se filiaram ao PL e podem surgir como nomes na disputa eleitoral deste ano.

Presidente do PL em Marília, o advogado Alysson Alex deixou o cargo de assessor especial de governo, que tinha status de secretário, e foi nomeado como assessor do gabinete. Ele já declarou que pretende concorrer ao cargo de prefeito.

As movimentações para a disputa de outubro estão apenas no início e novos nomes podem surgir até lá. O Marília Notícia acompanha os próximos passos da corrida eleitoral.

Alysson Alex ao lado do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto (Foto: Divulgação)

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Motorista morre após passar mal ao volante e invadir a contramão na SP-294
  • 2
    Idoso passa mal ao volante e provoca acidente no Centro de Marília
  • 3
    Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília
  • 4
    Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta

Escolhas do editor

RECUPERAÇÃO
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem altaDepois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbanoBusca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
LEGISLATIVO
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em MaríliaPrefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
TRÂNSITO
Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de MaríliaImagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília
Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília

Últimas notícias

Artilheiros históricos da Copa do Mundo e os recordes ainda em aberto em 2026
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie