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sex. 13 jun. 2025
PROJEÇÃO

IPC Maps prevê crescimento de 10,25% no consumo em Marília

Dados desenham panorama de uma cidade com potencial de consumo em ascensão.
por Alcyr Netto
Cenário é de otimismo para o consumo, com níveis porcentuais acima aos da economia (Foto: Marília Notícia)

Marília projeta um cenário de crescimento no potencial total de consumo para 2025, impulsionado majoritariamente pela expansão do mercado urbano, embora enfrente uma drástica redução no consumo da área rural.

De acordo com os anuários IPC Maps 2024 e 2025, o município viu seu potencial de gasto total (urbano + rural) saltar de R$ 11.189.467.313 em 2024 para R$ 12.335.995.184 em 2025, um aumento nominal de 10,25%.

O estudo detalha que o consumo urbano em Marília é o grande motor desse crescimento, passando de R$ 10.639.636.921 em 2024 para R$ 12.131.742.519 em 2025, registrando um robusto aumento de 14,03%. Em contrapartida, o consumo rural apresentou uma queda acentuada de 62,93%, saindo de R$ 549.830.392 em 2024 para R$ 204.252.665 em 2025.

A retração no consumo rural está diretamente ligada à diminuição drástica da população residente nessa área, que passou de 9.062 habitantes em 2024 para apenas 2.842 em 2025, uma redução de 68,64%. Já o consumo per capita rural aumentou em 18,46%, de R$ 60.674,29 em 2024 para R$ 71.869,34 em 2025, indicando que os poucos habitantes remanescentes na área rural possuem um poder de compra individual maior, apesar da queda total no volume de consumo da região.

O consumo per capita urbano também cresceu 8,23%, de R$ 45.813,90 em 2024 para R$ 49.585,52 em 2025. O valor geral de consumo per capita para a cidade é listado como R$ 40.272,45 para ambos os anos.

Mesmo com a elevada taxa de juros e a alta da inflação, o cenário é de otimismo para o consumo, com níveis porcentuais acima aos da economia. Segundo Marcos Pazzini, sócio da IPC Marketing Editora e responsável pela pesquisa, a “melhoria dos níveis de emprego com carteira assinada proporcionou uma garantia de renda ao trabalhador, refletindo diretamente na escalada dos valores de consumo”.

PERFIL DEMOGRÁFICO E DOMICILIAR EM EVOLUÇÃO

A população total de Marília acompanha o movimento, crescendo de 241.298 habitantes em 2024 para 247.505 em 2025, um aumento de 2,57%. A projeção para o crescimento demográfico anual em 2025 é de 0,77%, superior aos 0,62% registrados em 2024.

A densidade demográfica também aumentou em 2,57%, passando de 206,2 hab/km² em 2024 para 211,5 hab/km² em 2025, enquanto a área do município se manteve em 1.170,5 km². A predominância feminina na população total foi mantida em 2025, com 128.351 mulheres e 119.154 homens.

A análise por faixas etárias aponta para um envelhecimento da população, com a faixa de 60 anos ou mais registrando um aumento de 5,83% no número de habitantes. A maioria das faixas etárias projetadas para 2025 mostra crescimento, com exceção da população entre 30 e 39 anos, que deve ter uma leve redução de 2,3%.

O número de domicílios urbanos cresceu 3,45%, passando de 87.046 em 2024 para 90.050 em 2025. A distribuição desses domicílios por classes sociais mostrou um aumento no número absoluto em todas as classes entre 2024 e 2025, com resultado totalizando 5,86% para a classe A; 6,34% para a classe B; 0,56% para a classe C; e 7,24% para as classe D/E. Em termos percentuais de participação, houve um leve aumento nas classes A, B e D/E, e uma ligeira redução na participação da classe C.

HÁBITOS DE CONSUMO POR CATEGORIA EM ASCENSÃO

O potencial de consumo em Marília, somando áreas urbana e rural, cresceu nominalmente em praticamente todas as categorias entre 2024 e 2025. As categorias com maior potencial de consumo em 2025 continuam sendo habitação, outras despesas e veículo próprio.

Entre 2024 e 2025 a habitação registrou crescimento de 15,78%. Veículo próprio teve aumento de 12,35% e outras despesas com crescimento de 11,51%. Outras áreas também tiveram aumento, como alimentação no domicílio (16,40%), alimentação fora do domicílio (12,86%), plano de saúde/tratamento médico dentário (11,49%), materiais de construção (12,19%), medicamentos (17,18%), educação (9,48%), higiene e cuidados pessoais (16,70%), vestuário confeccionado (14,99%), recreação e cultura (13%), viagens (10,69%) e transportes urbanos (17,54%).

Mobiliários e artigos do lar (16%), eletroeletrônicos (16,76%), calçados (15,42%), bebidas (15,27%), livros e material escolar (14,94%), artigos de limpeza (17,44%), fumo (18,89%) e joias, bijuterias e armarinhos (14,25%) também apresentaram crescimentos.

CENÁRIO EMPRESARIAL DINÂMICO

O total de empresas em Marília também apresentou crescimento, aumentando 2,82%, de 40.981 em 2024 para 42.136 em 2025. A liderança em número de estabelecimentos é mantida pelo setor de serviços, que cresceu 5,94%, passando de 23.191 para 24.568 empresas. A indústria registrou uma leve queda de 1,25%, saindo de 6.314 para 6.235 empresas. O comércio também retraiu 2,54%, de 8.992 para 8.764 estabelecimentos. O agronegócio cresceu 3,42%, de 2.484 para 2.569 empresas.

Dentro dos subsetores, a indústria viu queda em construção (-1,56%) e indústria em geral (-1,10%), mas aumento em reciclagem (1,02%) e produção/distribuição de eletricidade/gás/água (46,15%). Em serviços, houve crescimento na maioria dos segmentos, com destaque para correios/outras atividades de entrega (27,54%), serviços de saúde (12,05%) e serviços em geral (5,26%). Apenas alimentação (-3,54%) e agências bancárias (-2,44%) apresentaram leve retração neste setor. No comércio, o atacadista cresceu 1,20%, enquanto o varejista diminuiu 3,05%.

RANKING

Marília avançou uma posição no ranking nacional, passando da 102ª colocação em 2024 para a 101ª em 2025. No ranking estadual, no entanto, o município caiu uma posição, da 32ª em 2024 para a 33ª em 2025.

A frota de veículos na cidade continua em expansão, aumentando 2,61%, de 189.678 veículos em 2024 para 194.624 em 2025.

Os dados do IPC Maps de 2025 para Marília, comparados aos de 2024, desenham um panorama de uma cidade com potencial de consumo em ascensão, impulsionado pelo crescimento populacional e econômico na área urbana, ao mesmo tempo em que enfrenta um ajuste populacional e de consumo na área rural.

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