

11 anos. Mais de 95 mil artigos.
Imagens de câmeras de segurança de dois estabelecimentos mostram, na íntegra, a ação criminosa que terminou com a morte de um dos envolvidos na noite desta quarta-feira (12), na região central de Marília. Bandidos tentaram roubar uma maleta com dinheiro, pertencente a um empresário, quando enfrentaram a reação de um policial militar à paisana (veja o vídeo abaixo).
Alecsander Zanata Ferraz, de 50 anos, foi alvejado e morreu antes da chegada do socorro. Ele e um comparsa usavam uma motocicleta Honda CG 125 Fan, ano 2013, com placas adulteradas. O veículo era originalmente vermelho, mas estava pintado de preto.
As imagens revelam que um dos bandidos corre em direção ao carro, que estava estacionado na rua Goiás. Com uma marreta – que acabou apreendida dentro do veículo -, o homem quebra o vidro da Toyota Hilux branca do empresário.
Há correria e duas pessoas – uma delas à própria vítima – correm em direção à moto. É neste momento que teria ocorrido a disputa pela maleta e o disparo feito no chão pelo assaltante. Em seguida, o policial militar à paisana se aproxima e dispara. O assaltante ferido cai e o comparsa foge.
INVESTIGAÇÃO
A Polícia Civil apreendeu no local um revólver calibre 38 de numeração raspada – também pintado de preto. A arma, conforme o relato de testemunhas condizentes com as imagens, era empunhada pelo homem baleado e foi usada para amaçar a vítima.
O registro de ocorrência foi feito no plantão da Central de Polícia Judiciária (CPJ), mas houve censura e a reportagem não teve acesso.
Entretanto, a apuração do Marília Notícia aponta que a maleta transportada pelo empresário continha um valor aproximado de R$ 70 mil. Era o alvo da dupla, que teria agido aparentemente em uma situação inicial de furto na rua em frente ao posto de combustíveis, perto do local em que a vítima estava.
O MN também apurou que o policial de folga, envolvido na ocorrência, estava caminhando pela via em direção a uma escola de cursos preparatórios. O militar usava bermuda e chinelos, mas portava regularmente uma pistola Taurus 9mm.
Em seu depoimento, o policial teria afirmado que observou um homem idoso de traços orientais sendo rendido por um indivíduo, com a cobertura de um comparsa. Ele se aproximou e priorizou os disparos contra o assaltante armado, que acabou sendo neutralizado.
A arma do policial foi apreendida – procedimento padrão – e será submetida à perícia técnica. O caso é investigado como roubo qualificado (tentativa de latrocínio), morte decorrente de intervenção policial e apreensão de veículo.
Equipes da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e outras unidades da Polícia Civil trabalham para tentar identificar o outro assaltante envolvido no crime.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!