MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 07 jan. 2019

Hemocentro está em alerta devido ao baixo estoque de sangue

por Amanda Brandão

O ano de 2019 começou na semana passada e o Hemocentro já está em alerta pelos baixos estoques de sangue no período de festas do Natal e Ano Novo. Os tipos sanguíneos B negativo e AB negativo são os que mais preocupam a equipe de captação de doadores de sangue. O objetivo da equipe é manter a estabilidade dos estoques de sangue para evitar o cancelamento ou adiamento de cirurgias.

“A demanda no final do ano foi muito alta, devido aos acidentes de trânsito. As doações não acompanharam essa demanda, pelo contrário, registramos queda no número de doadores. Nosso alerta é porque estamos com poucos doadores diários. O ideal seria 60 por dia, estamos com média abaixo de 40 doadores diários”, enfatiza a assistente social do Hemocentro, Lucimara Custódio Faustino.

O quadro mais preocupante no estoque de sangue do Hemocentro é relacionado aos tipos negativos, todos estão abaixo do nível de segurança, principalmente os tipos B negativo e AB negativo, que estão zerados.

A equipe de captação do Hemocentro mantém contato permanente com os doadores, principalmente com os de tipo de sangue com baixos estoques. E pede para que o doador traga outro. Pode ser alguém da família, do trabalho ou do círculo de amigos, que já seja doador ou não, que possa doar pela primeira vez.

“Pedimos ao doador que venha ao Hemocentro. Como estamos no período de férias, muitos doadores estão viajando. Estamos ligando para os doadores cadastrados que são de Marília e das cidades da região, confirmando a necessidade de doar sangue. Alguns atendem o nosso chamado, mas ainda é um número insuficiente”, comenta Lucimara Faustino.

Para atender as demandas hospitalares de Marília e mais 102 municípios com população total de 2 milhões de habitantes, são necessários 60 doadores, em média, por dia.

Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, apresentar bom estado de saúde, não estar fazendo uso de nenhum tipo de medicamento, ter dormido bem na noite anterior e evitar o consumo de bebida alcoólica.

O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone 3402-1850.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Grave acidente em rodovia da região mata enfermeira de 32 anos
  • 2
    Santa Casa de Marília atinge capacidade máxima das UTIs devido a doenças agravadas pelo frio
  • 3
    Carro de funcionária é furtado à luz do dia próximo ao HC em Marília
  • 4
    Operação Cata-Treco atenderá seis bairros da zona norte de Marília

Escolhas do editor

DENUNCIADO
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventivaMP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
CONECTA JOVEM
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovensMarília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
MUNDIAL
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da CopaMN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
HABILITAÇÃO
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHsMarília supera média nacional e acelera emissão de CNHs
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHs

Últimas notícias

Motorista entra na contramão e provoca acidente com motocicleta em Garça
Santa Casa de Marília atinge capacidade máxima das UTIs devido a doenças agravadas pelo frio
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
‘Capacitação de agentes qualifica atendimento à população’, defende Danilo da Saúde

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie