HC/Famema recebe mais 2,5 mil doses da Coronavac
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) recebeu mais 2.560 doses da Coronavac na tarde desta terça-feira (2). Ao todo, a autarquia estadual já recebeu 5.240 doses e a Prefeitura outras 8.920, totalizando 14.160 doses para o município.
Deste total, 10.240 são do imunizante produzido pelo Instituto Butantan e 3.920 da AstraZeneca. A reportagem apurou que a administração municipal espera mais um lote de vacinas do Butantan entre esta quarta (3) e quinta-feira (4).
O carregamento seria entregue pelo governo estadual ao Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS-9), que por sua vez distribui para o município e cidades próximas.
Vale lembrar que nos últimos dias surgiram denúncias envolvendo tanto HC/Famema, quanto a rede municipal, sobre casos de fura fila e imunização de pessoas de fora dos grupos prioritários.
Após o recebimento das novas doses no HC/Famema, a superintendente Paloma Libânio agradeceu em suas redes sociais e disse que será iniciada a segunda fase do programa de imunização do hospital.
“Um agradecimento especial à Secretaria de Estado da Saúde que atendeu nosso pleito com tanta responsabilidade e eficiência e também ao deputado Vinicius Camarinha (PSB) que intermediou as negociações”, declarou Paloma.
Rede municipal
Já na rede municipal foi anunciado que os trabalhadores da saúde continuarão sendo vacinados, com início da imunização de idosos com mais de 90 anos nos próximos dias. Idosos de asilos já começaram a receber a vacina.
Foi programada pela Prefeitura a segunda ação de imunização, no próximo sábado (6), na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) para profissionais da saúde e estudantes da área.
São alvo, por exemplo, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, dentistas, veterinários, psicólogos e agentes funerários, mas também os trabalhadores de apoio da área, como recepcionistas, motoristas, cozinheiros, auxiliares de limpeza, entre outros. Será exigida inscrição prévia através de link no site da Prefeitura.
No caso dos idosos acima de 90 anos a vacinação começa na próxima segunda-feira (8) e a faixa entre 85 e 89 anos inicia no dia 15 de fevereiro.
Eles serão vacinados por meio da estratégia ‘casa a casa’, realizada pela equipe do Programa Melhor em Casa e das unidades de Atenção Primária, assim como através de outras estratégias que estão sendo definidas pela Secretaria Municipal da Saúde.