HBU inaugura novas alas no Centro Oncológico e começa atendimento de pacientes
A inauguração do Centro Oncológico do Hospital Beneficente Unimar (HBU) deu início a mais uma fase de atendimento aos pacientes em tratamento de câncer. O novo prédio, equipado com tecnologias avançadas como radioterapia e PET Scan, representa um marco para a saúde de Marília e região, trazendo atendimento de alta tecnologia para diagnóstico e tratamento oncológico. O evento é um marco histórico para Marília e para a família Serva, que concebeu e realizou o sonho do reitor da Universidade de Marília (Unimar), Márcio Mesquita Serva.
A superintendente da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), Márcia Mesquita Serva Reis, destacou que o novo prédio vai além de apenas estrutura predial e aparelhos. “O sonho do nosso pai, doutor Márcio, foi concebido para atender as pessoas da melhor forma possível. Por isso contamos com ambientes humanizados, como obras do nosso artista Jabah e um Jardim Terapêutico com vista para o vale. Porque a gente fica feliz quando vê o sorriso dos pacientes ao demonstrar a alegria de estar em um ambiente agradável”, ressaltou.
Segundo Márcia, o atendimento aos pacientes conveniados e particulares começam imediatamente. Ela agradeceu as parcerias com a Unimed, Prefeitura de Marília e outras instituições. “Além dos atendimentos já firmados, continuamos buscando parcerias com outras grandes instituições dessa área, visando tanto a troca de experiências como também buscar uma maior qualidade de vida aos pacientes, mesmo porque estarão sendo atendidos em Marília com equipamentos de última geração, no tratamento e diagnóstico de câncer”, afirmou.
A quinta torre do HBU foi inaugurada no início da semana e contou com a participação de dezenas de pessoas, entre médicos, empresários, autoridades políticas, autoridades da área da saúde, secretários de saúde da cidade e região e colaboradores do HBU, além dos professores e pró-reitores da Universidade de Marília (Unimar).
O novo ambiente abriga equipamentos de radioterapia e PET Scan de alta tecnologia, os quais asseguram diagnósticos precisos, eficientes e completos para os pacientes, integrando o Centro Oncológico, que também oferece tratamentos de quimioterapia, radioterapia e cirurgias oncológicas. O centro conta ainda com uma unidade especializada em procedimentos minimamente invasivos, tudo conduzido por uma equipe altamente qualificada.
Durante o evento, homenagens foram prestadas a pessoas que fizeram parte da construção. Emocionada, Márcia Serva fez questão de destacar o empenho e a dedicação de sua assessora de direção, a Rose, que recebeu uma orquídea em agradecimento ao seu trabalho incansável para realizar os eventos do hospital. Também foi prestada uma homenagem especial ao médico Ulysses Fecuri, falecido em fevereiro, que ajudou o HBU a desenvolver o projeto, além de ser reconhecido em todo Brasil pelo trabalho de ampliação e popularização dos sistemas de radioterapia. A nova ala leva seu nome.
O prefeito Daniel Alonso (PL) apontou que a quinta torre é um presente para Marília. “O HBU alcança, com mais essa inauguração, o patamar de melhor hospital do Estado de São Paulo e do Brasil. Marília passa a ser uma referência também no tratamento de câncer com a nova ala e a Prefeitura de Marília sempre estará presente, em parcerias que possam resultar em benefícios à nossa população”, disse.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, apontou que o ambiente também contribui com os processos de educação da Universidade, contemplando a graduação e a pós-graduação. “Temos de parabenizar o nosso magnifíco reitor, doutor Márcio, e a superintendente do hospital, a Márcia, por essa estrutura. E como ela disse, é mais do que uma estrutura, é todo um conjunto de profissionais com o mesmo propósito de fazer o bem, de promover a saúde e a alegria das pessoas. Inaugurar essa torre é um momento histórico para o Hospital, para a Universidade e o grande volume de profissionais de alto padrão que vão estar neste espaço”, completou.
Ao relembrar a origem do sonho do Centro Oncológico, há quase 10 anos, a vice-reitora da Unimar, Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva, destacou que sonhos são possíveis de serem transformados em realidade quando construídos “tijolinho por tijolinho”. “O Márcio sempre foi um idealista e as meninas herdaram isso dele, sempre pensando em fazer e beneficiar nossa comunidade”, conta.