Desde 2014, mais de 51000 artigos.
,/2020

Guido Mantega admite que gasolina ainda vai subir este ano

Geral
02 de setembro de 2014

gasolinaO ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu nesta terça-feira (2), que a economia brasileira não está em recessão. “[A economia] teve problemas passageiros no primeiro semestre e no segundo semestre vamos em direção à gradual melhoria”, disse na chegada à sede da pasta, em Brasília.

Ao ser questionado sobre uma alta do preço do combustível em 2014, Mantega respondeu que “todo ano tem aumento de gasolina e este ano não deve ser diferente”. “No ano passado tivemos dois aumentos de gasolina, então não há uma regra fixa, mas todo ano pode ter um ou dois aumentos de gasolina”, disse.

Mantega fez questão de comentar o resultado da produção industrial divulgado hoje: “A produção industrial veio boa em julho mostrando que no segundo semestre temos uma recuperação da atividade econômica”, avaliou. “O que mais cresceu foram bens duráveis e de capital. É um indicador importante de que neste terceiro trimestre teremos um crescimento positivo.”

Após cinco meses de queda, a produção industrial subiu 0,7% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os cinco meses de queda acumularam uma retração de 3,5%. A alta de 0,7% na produção industrial de julho foi o melhor resultado desde janeiro deste ano, quando a atividade havia aumentado 2,5% na comparação com o mês imediatamente anterior.