Grupo de Campinas apresenta comédia visual e inclusiva no Bosque

A companhia Damião e Cia, de Campinas, apresenta neste domingo (6), às 15h, o espetáculo “Cem Histórias Sem Palavras” no Bosque Municipal Rangel Pietraroia, em Marília. A apresentação é gratuita e contará com intérprete de Libras e audiodescrição.
Com direção de Cláudio Saltini, fundador da Cia. Circo de Bonecos, a montagem faz parte de uma temporada financiada pelo Edital Fomento CultSP 32/2024, do Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Prefeitura de Marília.
A peça é protagonizada pelos artistas Lara Prado (Palhaça Brigite Margô) e Rodrigo Nasser (Palhaço Godrigo Chulé). O espetáculo, sem falas, é inspirado em nomes clássicos do cinema mudo e da comicidade física, como Buster Keaton e Charles Chaplin. Segundo os realizadores, a proposta é promover acessibilidade plena, integrando o público surdo por meio de elementos visuais e do uso da Língua Brasileira de Sinais.
“O espetáculo foi pensado desde a concepção para se comunicar com pessoas surdas. Além disso, estudamos Libras para dialogar com o público durante e após a apresentação”, explica o ator Rodrigo Nasser.
A trilha sonora original é do músico chileno Arturo Cussen. “A música conduz a narrativa e traduz o espírito de cada cena. Ela é sensível, poética e emocionante”, destaca a produção.
A Damião e Cia foi fundada em 2012 e é formada por artistas egressos da Unicamp. O grupo desenvolve criações em teatro e circo, com base nas tradições populares e no diálogo com o tempo presente.