Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Garça promove nebulização contra a dengue na segunda

Regional
18 de junho de 2022

Trabalho de nebulização será realizado na segunda-feira no Jardim Brasil (Foto: Arquivo)

Agentes da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Garça realizam nova ação de nebulização na próxima segunda-feira (20), para combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus.

A cidade tem 4.357 pessoas que foram confirmadas com a doença. São ainda 3.476 casos suspeitos, sendo que existem 3.373 exames de março, ainda represados no Instituto Adolfo Lutz e sem prazo para liberação dos seus resultados.

De acordo com a Secretaria da Saúde, os trabalhos seguem até às 13h na segunda-feira. Os agentes de saúde e os agentes de endemias estarão nebulizando as casas das ruas do Jardim Brasil.

Foi ampliado o número de agentes para realizar o Controle de Criadouros (CC) e a nebulização nas casas, assim como diversas ações estão sendo realizadas para o controle da doença. É importante que as pessoas colaborem com as equipes, abrindo suas casas e permitindo o trabalho dos agentes, conforme os protocolos do Estado e do Governo Federal.

O veneno aplicado durante a nebulização mata o mosquito em sua fase adulta, por isso, é preciso deixar o veneno agir dentro dos imóveis, mantendo abertas as portas e janelas, pois uma das características do Aedes aegypti é ficar dentro das casas. A nebulização não é eficaz no combate ao mosquito em sua fase aquática: ovo, larva, pupa, dentro dos criadouros com água parada.