Desde 2014, mais de 57000 artigos.
,/2021

Opinião | A culpa é de quem? Procure se informar

Coluna
19 de abril de 2021

Todos os adultos em todos os estados dos EUA estão agora elegíveis para uma vacina contra a Covid-19, cumprindo o prazo de 19 de abril que o presidente Biden estabeleceu há duas semanas.

Qualquer pessoa com qualquer idade pode ir até a unidade de saúde mais próxima e se vacinar. Por aqui, não terminamos de imunizar nem nossos idosos.

Conforme notícia do jornal New York Times, o governo de Biden está administrando uma média de 3,2 milhões de doses por dia, contra cerca de 2,5 milhões no mês anterior. Mais de 131 milhões de pessoas, ou metade de todos os adultos americanos, receberam pelo menos uma vacina até este domingo. Cerca de 84,3 milhões de pessoas foram totalmente vacinadas.

Enquanto isso, no Brasil, são 26,1 milhões de vacinados com a primeira dose contra a Covid-19. Isso corresponde a 12,36% da população do país. Segundo o Governo Federal, 9,5 milhões receberam as duas doses do imunizante. O número equivale a somente 4,53% da população nacional.

Os EUA têm a prioridade por ter maior força econômica e geopolítica? Sim. No Brasil a situação poderia estar bem melhor? Sim também.

Não nos esqueçamos que Bolsonaro rejeitou em 2020 a oferta de 70 milhões de doses de vacinas da Pfizer. Mais de uma vez. Doses que chegariam em lotes, de dezembro do ano passado até o meio desse ano.

Lembre-se que nosso governo não foi atrás de nenhuma outra vacina sem ser a de Oxford. Lembre-se que Bolsonaro disse que não ia comprar e nem tomar a Coronavac, hoje usada em 8 a cada 10 brasileiros que receberam o imunizante.

Se só a vacina salva, a culpa desse caos é realmente de quem? Procure se informar.