Funcionários da Santa Casa participam de palestra sobre Aids e Sífilis
Funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Marília participaram de palestra sobre prevenção de Aids e Sífilis, na manhã deste dia 18 de fevereiro, no salão de reuniões da instituição. A enfermeira da Divisão Municipal de Epidemiologia, Alessandra Pereira, passou orientações importantes para evitar o contágio, principalmente com a utilização de preservativos masculino e feminino. A Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do hospital promoveu a atividade.
“Existem formas de se prevenir e é muito importante adotar estas medidas. Dificilmente as pessoas vão saber se o parceiro ou a parceira tem Sífilis ou HIV. Casais têm se adaptando cada vez mais com os preservativos femininos, tendo em vista que muitos homens reclamam que a camisinha masculina traz incômodo”, enfatizou a enfermeira Alessandra Pereira.
Preservativos e sachês de gel lubrificante foram distribuídos aos funcionários da Santa Casa de Marília, bem como folhetos informativos com orientações sobre prevenção e em relação à importância em de fazer os testes de Aids e Sífilis na rede municipal de saúde.
A presidente da Cipa da Santa Casa de Marília, Ana Cláudia Massuchini Sartori, disse que estas informações são muito importantes. “A educação sexual precisa sempre ser passada a todos. Neste período de Carnaval é ainda mais perigosa a transmissão de doenças através de relações sexuais. Esta é uma forma de nos preocuparmos com a saúde dos nossos colaboradores e ajudá-los com orientações pertinentes”.
Aids
A Aids é uma síndrome causada pelo vírus HIV – imunodeficiência humana adquirida, que ataca as células responsáveis pelas defesas do organismo e aumenta o aparecimento de outras doenças oportunistas (infecções e tumores).
Quanto mais cedo for descoberto o vírus, maior a possibilidade de sucesso do tratamento. A Aids por enquanto não tem cura, mas o tratamento permite viver bem por muito tempo.
PEP
A PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é uma estratégia de prevenção para evitar a infecção pelo HIV. Medicamentos utilizados no tratamento de HIV/Aids são fornecidos para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus pelo sexo desprotegido. Para funcionar, é preciso iniciar o mais rapidamente possível e tomar os medicamentos por 28 dias ininterruptos.
Sífilis
A Sífilis é uma doença infecciosa transmitida principalmente nas relações sexuais sem o uso de preservativo e de mãe para filho durante a gravidez. Um dos primeiros sinais é uma pequena ferida indolor no pênis, na vagina ou no ânus. A lesão costuma desaparecer após dias. Entretanto, a doença fica ativa. Meses depois podem surgir outros sintomas como manchas na pele, na palma das mãos e na planta dos pés. A enfermidade pode também permanecer silenciosa, afetando coração, fígado e até mesmo o sistema nervoso central.
Prestação de Serviços
Os testes de Aids e Sífilis podem ser feitos no SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento) do Município, localizado na rua Sete de Setembro, 793. Os contatos são os telefones 3417-3826 e 3451-2939. O e-mail é www.veist.sms@marilia.sp.gov.br