MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
sex. 08 out. 2021

CAE encontra alteração em carne da merenda

por Daniela Casale

Carnes foram alvos de fiscalização (Foto: Divulgação)

Após fiscalização em uma escola municipal de Ourinhos (distante 95 quilômetros de Marília), o relatório do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) indica que crianças da rede pública podem estar sendo vítima de adulteração de alimentos.

Embalagens que deveriam conter cortes de “patinho” teriam outros tipos de carnes, com alto teor de gordura. Na prática, a troca das mercadorias gera dúvidas sobre a segurança alimentar e os gastos com alimentos, já que as carnes com gordura são mais baratas.

A fiscalização foi feita no início de agosto, na escola municipal Georgina Amaral dos Santos Lopes, do Ensino Fundamental, que fica no Jardim Europa.

Lá, os integrantes do CAE constaram que alguns pacotes de carne, que estavam rotulados como patinho, na verdade, tinham aspecto visual diverso do esperado.

O patinho é caracteristicamente uma carne magra, com baixo teor de gordura, mas o produto encontrado na ocasião tinha aparência esbranquiçada e aparência de gordura. O aspecto duvidoso foi notado nas carnes “patinho em iscas” e “patinho moído”. A escola também recebeu “patinho em cubos” e “pernil suíno em cubos”.

O CAE consultou, por telefone – de forma imediata -, auditores fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de Marília, que apontaram preliminarmente não se tratar da peça “patinho”.

O Conselho foi orientado a acionar o Procon Municipal, a Vigilância Sanitária e também coletar amostras para enviar ao Instituto Adolfo Lutz, para análise e determinação da carne que foi fornecida ao município.

Através de nota, a Prefeitura de Ourinhos informou que “já tomou as providências cabíveis em relação ao apontamento de uma possível divergência entre o corte de carnes distribuído às unidades escolares do munícipio”.

“O Conselho de Alimentação Escolar de Ourinhos (CAE) realizou uma coleta de amostras das carnes distribuídas pela empresa fornecedora e encaminhou para análise laboratorial, a fim de confirmar a procedência do corte da carne disponibilizada aos alunos”, diz o comunicado.

“É importante salientar que a carne distribuída não está imprópria para o consumo não trazendo nenhum tipo de risco à saúde de seus consumidores. Até o momento, a compra da carne citada está suspensa até que seja comprovada a origem do corte da mesma, sendo substituída por carne de frango”, completa a administração.

As empresas vencedoras da licitação e responsáveis pela distribuição das carnes também foram procuradas pela reportagem, mas até o momento não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

**Este texto foi coproduzido pelo jornalista Carlos Rodrigues.

Carnes tinham aspecto diferente (Foto: Divulgação)

Embalagem apreendida (Foto: Divulgação)

Alimento que seria servido (Foto: Divulgação)

Operação (Foto: Divulgação)

Carne confiscada (Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    IML aponta homicídio e muda rumo de apuração sobre morte
  • 2
    Big Mart confirma volta a Marília com abertura de vagas para nova loja
  • 3
    Mulher fica ferida após ataque de pitbull que escapou de residência em Marília
  • 4
    Famar abre processo seletivo no HCFamema em meio à retomada de serviços

Escolhas do editor

ESPANCAMENTO
IML aponta homicídio e muda rumo de apuração sobre morteIML aponta homicídio e muda rumo de apuração sobre morte
IML aponta homicídio e muda rumo de apuração sobre morte
SAÚDE
Famar abre processo seletivo no HCFamema em meio à retomada de serviçosFamar abre processo seletivo no HCFamema em meio à retomada de serviços
Famar abre processo seletivo no HCFamema em meio à retomada de serviços
SUPERMERCADOS
Big Mart confirma volta a Marília com abertura de vagas para nova lojaBig Mart confirma volta a Marília com abertura de vagas para nova loja
Big Mart confirma volta a Marília com abertura de vagas para nova loja
FUTEBOL
MAC abre semana decisiva no Abreuzão pela Copa Paulista contra BandeiranteMAC abre semana decisiva no Abreuzão pela Copa Paulista contra Bandeirante
MAC abre semana decisiva no Abreuzão pela Copa Paulista contra Bandeirante

Últimas notícias

Tupã demole antigo prédio do IPT e amplia ações contra mosquito Aedes aegypti
Programa Escola da Família oferece cursos gratuitos para pais em Tupã
Projeto Biblioteca Viva garante programação cultural e melhorias para Pompeia
Pompeia firma parceria com o Sesi e amplia formação esportiva para 500 jovens

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie