Fio solto derruba e deixa motociclista ferido; situação causa revolta na zona norte

Um motociclista ficou ferido após ser atingido por um fio solto na tarde de terça-feira (24), na zona norte de Marília. O acidente ocorreu no cruzamento da rua Adão Esteves Rúbio com a avenida Benedito Alves Delfino, nas proximidades de um posto de combustíveis (veja vídeos abaixo).
De acordo com informações apuradas pela reportagem, a vítima, identificada como Manuel Messias, seguia de motocicleta quando foi “enroscada” por uma fiação caída na pista.
No momento do acidente, chovia, o que teria prejudicado a visibilidade e dificultado qualquer tentativa de desvio. As circunstâncias geraram revolta das testemunhas. Um vídeo gravado por uma mulher circulou nas redes sociais.
O motociclista sofreu uma queda violenta e teve escoriações pelo corpo, além de ferimentos na perna e uma contusão na mão, com suspeita de fratura em um dos dedos. A motocicleta ficou bastante danificada, com retrovisores quebrados e avarias na estrutura. Messias também teve as roupas rasgadas.
Revolta
Trabalhadores de um posto de combustíveis e comerciantes da região prestaram socorro. Uma testemunha demonstrou indignação com o ocorrido. “É uma irresponsabilidade, esse fio estava totalmente solto. O perigo é se tivesse uma criança atrás, a tragédia teria sido maior”, afirmou.
Moradores e comerciantes relataram que o problema com fiação solta é recorrente no bairro. Segundo eles, há dias os fios estão baixos ou caídos, sem que providências sejam tomadas. “Não é o primeiro caso. Tem vários fios soltos aqui e ninguém faz nada”, disse uma moradora.
Após receber atendimento médico, a vítima procurou a Polícia Civil e registrou boletim de ocorrência. O caso deve ser apurado para identificar a responsabilidade pela fiação, que pode pertencer a empresas de telefonia, internet ou energia elétrica.
Outro lado
Em nota, a CPFL Paulista informou que os cabos em questão não são de energia, mas de telecomunicações, e não pertencem à distribuidora.
“No entanto, equipes serão encaminhadas para fazer a correção em caráter emergencial e remover o risco no local indicado, em Marília. A concessionária também notificará as operadoras ocupantes envolvidas para que regularizem o seu cabeamento no trecho.
A CPFL Paulista esclarece ainda que, conforme normas técnicas e regulamentares estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a cessão de espaço nos postes para compartilhamento com as operadoras de telecomunicação é uma obrigação das distribuidoras, sendo que a responsabilidade pela manutenção de toda a infraestrutura de telecomunicação, incluindo cabos, é exclusiva da empresa de telecomunicação ocupante, que deve manter os cabos dentro dos padrões.
Cabe, por outro lado, à distribuidora o dever de zelar para que as ocupantes cumpram os requisitos técnicos para o compartilhamento, cabendo à distribuidora notificar os compartilhantes que, por algum motivo, não estejam em conformidade com as normas técnicas e de segurança.
A CPFL Paulista orienta ainda que, sempre que for identificado algum cabo rompido ou caído no chão, a população entre em contato com o serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita). Quando a concessionária toma conhecimento de irregularidades na rede de telecomunicações que oferecem risco à população e à rede elétrica, realiza a correção em caráter emergencial.
Importante destacar que os cabos de energia elétrica, estes de responsabilidade da CPFL Paulista, seguem a NBR 15214/2024, sendo instalados acima do cabeamento de telecomunicação e jamais enrolados ou pendurados nos postes.”
O Marília Notícia não encontrou a empresa de telefonia responsável pela fiação. A Prefeitura de Marília também foi acionada, mas não havia se posicionado até a publicação desta matéria. Caso haja retorno, o texto será atualizado.