‘Filhos digitais’ vão às redes e pedem ajuda para reconstruir a vida dos pais após incêndio
São os filhos de dois moradores na rua Taquaritinga, cenário de destruição e prejuízos nesta quarta-feira (4), que tomaram a iniciativa de usar ferramentas digitais para ajudar seus pais e devolver o mínimo de segurança, dignidade e tranquilidade. Correntes de solidariedade foram iniciadas para auxiliar os moradores vítimas de incêndio na difícil tarefa de recomeçar.
Lucas Castelucci, supervisor de teleatendimento, é filho do servidor público municipal Marcos Aurélio da Silva, de 59 anos, morador da casa 816. Ele conta que o pai havia acabado de almoçar e resolveu dar um cochilo, junto com sua companheira, quando sentiu o cheiro de fumaça.
“Ele olhou pela janela e já viu a casa vizinha em chamas. O fogo estava alto e já estava pegando na casa dele. Só tiveram tempo de correr para se salvar e tirar as cachorrinhas que estavam embaixo da casa, porque é uma construção antiga, com porão”, conta o jovem.
Marcos acabou se machucando no pé por causa da correria. Ele, a mulher e os cães foram assistidos e confortados por vizinhos e pelo Corpo de Bombeiros, mas não tiveram tempo de salvar nada.
“Alimentos, roupas, documentos, nenhum mobiliário ou eletroeletrônico. Nada. Tudo se perdeu em questão de minutos. Havia algumas coisas na casa do tempo da minha avó, muitos livros, memórias, coisas que faziam parte da minha infância. É uma tristeza muito grande, mas agradecemos pela vida”, disse o supervisor.
A velha casa do Alto Cafezal, conforme o jovem, recebia todas as manutenções possíveis a um imóvel de madeira, dentro da realidade da família, e já era metade alvenaria.
Ali foi a residência da professora Orlanda da Silva, mãe de Marcos, mulher de leitura e fé, que contribuiu para educar gerações das escolas rurais à cidade, contribuindo também desenvolver a comunidade católica Santo Antônio.
‘MEU BEM MAIOR’
Assim como Lucas, a assistente administrativa Bárbara Ivis Borges dos Santos, de 24 anos, não se conforma com a dor contida do pai, o motorista Júlio César Bulgarelli dos Santos, de 42 anos.
“Ele não reclama, só agradece pela vida e diz que vai reconstruir tudo, que o bem maior é a vida. Eu tenho certeza disso, mas vamos fazer essa reconstrução mais rápida, vamos ajudar, porque a perda foi total e não aguento ver meu pai, que é tão trabalhador, passar por isso”, diz a filha.
Júlio estava trabalhando quando recebeu a ligação. Achou que fosse um princípio de incêndio de fácil contenção. Ficou surpreso ao se deparar com as labaredas, que o impediram até de se aproximar. Só ficou com o uniforme da empresa: as roupas do corpo.
A casa era alugada e assim como a outra também era parcialmente alvenaria. A modernização avançava, inclusive com um padrão de fachada que não evidenciava a grande vulnerabilidade. Na residência havia alguns itens de conforto para o motorista, eletroeletrônicos novos, investimentos de uma vida.
AJUDE
Veja abaixo a mensagem publicada pela Bárbara, filha do Júlio, e confira a mensagem de Lucas, filho do servidor público Marcos Aurélio:
“Pessoal, não sei se todos estão sabendo, mas nessa tarde (4/9) uma casa ao lado da do meu pai pegou fogo e alastrou para a casa dele, o que acabou resultando na perda total de tudo que ele tinha.
Graças a Deus ele está bem e não estava em casa no momento. Peço apenas a ajuda de quem puder de alguma forma auxiliar esse recomeço!
Independente do fogo ter sido proposital ou não, nós cremos que Deus possui propósito em todas as coisas! E esse não será um simples recomeço, será um renovo para glorificarmos a Deus em todas as obras que Ele fizer, mais uma vez!
Separei uma conta para arrecadar contribuições e estarei buscando qualquer doação que vier de coração! Chave pix: [email protected]. Vestuário: GG, 52. Calçado: 43. Moro no centro caso prefira entregar algo. Quem não puder ajudar pode contribuir compartilhando. Deus abençoe cada um!”
“Oi, sou o Marcos Aurélio, tenho 59 anos, sou de Marília e minha casa pegou fogo. Infelizmente, minhas cachorrinhas Tchuca e Pitucha não se salvaram. Estou bem graças a Deus, e estou forte para recomeçar.
Agradeço sua preocupação para ajudar recomeçar. ‘O senhor é meu pastor e nada me faltará’ Salmo 23. Toda ajuda é bem-vinda. Vou deixar meu contato que também é meu Pix 14991284957. Deus te abençoe sempre!”