Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Festas Juninas e Copa do Mundo: cuidado com as queimaduras

Cidade
10 de junho de 2014

hNos meses de junho e julho, período que coincide com as Festas Juninas, Copa do Mundo e com as férias escolares das crianças, é comum o registro de casos de acidentes por queimadura. Atraídas pela curiosidade inerente da idade, as crianças mexem em panelas, fogão, fiações elétricas, ferro de passar e fogos de artifício e aí é que mora o perigo, o risco de sofrer uma queimadura séria de 2º e 3º graus.

Outro fator que desencadeia um aumento nos acidentes com fogo é o inverno, época do ano em que as pessoas procuram fontes de calor para se esquentar, como fogueiras, chás quentes, sopas e caldos. São nestas horas de preparação das receitas que as crianças podem se acidentar seriamente se ficarem perto do fogão.

Prevenção

A principal medida para se evitar um acidente com queimadura é a prevenção. “Atitudes simples como voltar o cabo da panela para dentro do fogão, cozinhar nas bocas de trás, evitar deixar tampa de forno aberta, não colocar panelas quentes em cima da mesa ao alcance das crianças, guardar produtos inflamáveis em armários altos e evitar o uso de velas já minimizam os riscos de um ferimento por queimadura”, orienta Cláudio Augusto Antunes da Silva, tenente do Corpo de Bombeiros.

Curiosas, as crianças se fascinam pelo fogo e facilitar o contato delas com a fonte de calor pode ser fatal. “O melhor remédio é mantê-las bem longe de qualquer fonte de calor”, conclui o tenente.

Primeiros socorros

Queimaduras de 1º e 2º graus – Coloque a parte queimada debaixo de água corrente ou numa vasilha com água fria por cinco minutos para resfriar a pele e aliviar a dor. Depois, enxugue e proteja a região queimada com gaze ou com um pano seco e limpo.

Queimaduras de 3º grau – Coloque a parte queimada sob a água fria por pelo menos cinco minutos (se a área for extensa, ponha a pessoa debaixo do chuveiro), cubra com pano limpo e transporte a pessoa para atendimento médico o mais depressa possível.