Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Vestibular – um novo começo

Coluna
03 de novembro de 2021

No calendário acadêmico, algumas semanas são extremamente importantes. Eu chegaria a dizer que elas são, na verdade, decisivas.

Uma dessas semanas, evidentemente, é a que concentra as festividades relacionadas à colação de grau. A alegria da conclusão dessa importante jornada, a realização de um curso superior, contagia não apenas os formandos, mas todos os seus familiares e amigos. Ainda hoje, temos muitos casos em que o formando é o primeiro membro da família a concluir um curso superior. É a realização de um sonho, ainda mais em tempos de pandemia.

Nesse sentido, bastante importante fazer uma retrospectiva da atuação da Unimar e do Hospital Universitário, durante a pandemia.

Quando a pandemia de Covid-19 se instalou, trazendo dúvidas para todos os setores, prontamente o Hospital Universitário se candidatou e foi escolhido como hospital de referência para o atendimento de pacientes de Covid-19 no município de Marília. Com isso, alunos, professores e pesquisadores passaram a desenvolver projetos relacionados à pandemia.

Além disso, as aulas remotas tomaram o lugar das aulas presenciais e duas comissões foram formadas: uma para definir as medidas pedagógicas a serem adotadas e outra as medidas relacionadas à segurança sanitária.

Com isso, apesar de todas as incertezas desse primeiro momento e o fato de a educação não ter sido tratada como prioridade, Hospital Universitário e Unimar gradativamente foram retomando as suas atividades presenciais, em especial os cursos da área da Saúde, diante de sua importância para o combate da pandemia. Assim, ainda no primeiro semestre de 2020, as atividades práticas do Curso de Medicina já estavam sendo realizadas de forma presencial. No segundo semestre de 2020, os cursos da área da Saúde retomaram todas as atividades de forma presencial e os demais cursos passaram para o modelo presencial conectado (o que foi mantido no primeiro semestre de 2021), com alunos presenciais e on-line.

No segundo semestre de 2021, todos os cursos passaram a ter atividades presenciais e gradativamente o ambiente acadêmico voltou à normalidade, ou melhor, à nova normalidade, com rigorosos protocolos sanitários.

Na verdade, tenho plena consciência que essa retomada gradual das atividades que experimentamos nos últimos semestres, somente foi possível graças ao avanço da vacinação, que permitiu que a maioria das pessoas fossem imunizadas.

Neste ponto, merece destaque a parceria entre a Unimar e o Município de Marília, em especial a Secretaria de Saúde Municipal, que permitiu que milhares de pessoas fossem imunizadas no ginásio de esportes da UNIMAR. Acompanhar as pessoas sendo vacinadas por um eficiente exército de alunos, professores, profissionais da saúde e colaboradores encheu nossos corações de alegria e esperança.

O mais importante é que tanto o enfrentamento da Covid-19, quanto as atividades de imunização realizadas na Unimar e no Hospital Universitário foram importantes laboratórios para o aperfeiçoamento de alunos e professores, permitindo que eles desenvolvessem novas potencialidades e se tornassem profissionais ainda mais experientes e capacitados.

É triste imaginar que outros alunos não tiveram a mesma sorte e chegaram ao final de seu curso sem terem a oportunidade de desenvolver atividades práticas em razão da pandemia.

Assim, este ano, quando os alunos da Unimar participarem da colação de grau, tenho certeza de que terão um sentimento de dever cumprido pois, mesmo com a pandemia, aproveitaram as vantagens de estudar em uma Universidade, que congrega atividades de ensino, pesquisa e extensão para fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Se a semana das colações de grau merece destaque, outra semana extremamente importante é a que representa o início da caminhada, ou seja, a semana do vestibular. A aprovação nas provas é o passaporte para o início da jornada, que será concluída em três, quatro, cinco ou seis anos, dependendo do curso escolhido.

Se na semana da colação de grau o sentimento é de alegria, na semana do vestibular a tensão e ansiedade tomam conta dos corações e mentes, não apenas dos vestibulandos, mas também dos familiares. O melhor, contudo, é manter a calma e se preparar com tranquilidade para as provas, buscando o equilíbrio entre corpo e mente.

No caso da Universidade de Marília (Unimar), o Vestibular ocorrerá no próximo domingo (dia 07 de novembro) para todos os Cursos no Campus Universitário. Além disso, o Vestibular para o Curso de Medicina acontece em mais dez diferentes cidades, na mesma data e horário.

Esse ano, o Vestibular tem um gosto todo especial, pois será o primeiro da pós-pandemia e os candidatos poderão viver o Universo Unimar em plenitude, com todas as potencialidades e possibilidades que esta Universidade oferece, no tripé ensino, pesquisa e extensão.

Nesse sentido, a escolha do tema da campanha do Vestibular indica este “novo começo”, com lembrança das dificuldades que todos nós enfrentamos, mas com garra para um recomeço, com mais vivências, segurança e oportunidades. Que possamos todos realizar esse novo começo, continuando a construir um mundo melhor!

Vamos juntos!

As inscrições para o Vestibular podem ser feitas através do www.unimar.br.