Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Início do ano letivo: o amanhecer de um novo dia

Coluna
02 de fevereiro de 2022

Tal qual a cada dia o amanhecer nos enche de esperança e nos proporciona um leque de oportunidades, o início do ano letivo também representa um mar de possibilidades.

A novidade que cerca todo o início do ano letivo ocorre tanto nas escolas infantis quanto nos demais níveis, chegando aos cursos superiores e é ainda maior para aqueles que vão cursar uma universidade.

Afinal, o fato de ter que oferecer, de forma indissociada, ensino, pesquisa e extensão, o chamado tripé acadêmico, faz com as universidades ofereçam mais possibilidades de aprendizagem do que as demais instituições de ensino superior.

No caso da Unimar, essa oferta é ainda mais ampla pois, além do tripé acadêmico, temos um quarto elemento que é a responsabilidade social.

Assim, um aluno do primeiro ano, de todos os cursos de graduação, além das aulas nas quais são utilizados os mais modernos modelos e equipamentos destinados à docência, também tem acesso a importantes pesquisas que permitem retroalimentar as práticas de ensino, gerando um círculo virtuoso.

Completando o tripé, o aluno também tem a possibilidade de participar de importantes projetos de extensão, todos eles multi e interdisciplinares, como o Projeto Amor de Criança, que atende crianças e adolescentes com paralisia cerebral, e o Centro Interdisciplinar em Diabetes (Cenid), que atende jovens e crianças com diabetes.

Essa adoção do tripé acadêmico, além disso, tem os olhos voltados para a sociedade e visa gerar um conhecimento pluriversitário, segundo as palavras de Boaventura de Sousa Santos. Um conhecimento pluriversitário é aquele que visa atender demandas e responder problemas da sociedade, diferenciando-se do conhecimento simplesmente universitário que tem como objetivo atender apenas a demandas internas da universidade.

Essa busca pelo conhecimento pluriversitário, no caso da Unimar, é complementada pela plena atenção à responsabilidade social, voltada a trazer benefícios para toda a comunidade da região. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia, na qual a Unimar e o Hospital Universitário somaram esforço com o Poder Público para primeiro enfrentar a Covid-19, adotando medidas para prestar atendimento médico e psicológico para as vítimas da famigerada doença e seus parentes. Na sequência, a Unimar não mediu esforços para colaborar com a imunização das pessoas, disponibilizando toda a sua estrutura, alunos, professores e funcionários para realizar a vacinação.

Foram dois anos de muita luta e o começo de um novo ano letivo sempre trás os auspícios de dias melhores.

Particularmente espero que não tenhamos que enfrentar outra pandemia como a Covid-19, mas tenham certeza de que a Unimar continuará a estar do lado dos moradores de Marília e região para ajudar a superar todo e qualquer desafio que surgir.

Ainda, gostaria de desejar boas-vindas aos nossos novos alunos! Que vocês possam tal qual os que os antecederam aproveitar a vida acadêmica para se tornarem cidadãos e profissionais exemplares.

Por fim, gostaria de desejar boa sorte para os nossos egressos, que suas formaturas, que ocorrerão nos meses de fevereiro e março, sejam o início de uma carreira marcada por imenso sucesso. Aproveitem o conhecimento que receberam e mudem o mundo para torná-lo um lugar cada vez melhor.

Sucesso aos que chegam e aos que partem!