Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Hackaton na Unimar: uma oportunidade para nossa cidade!

Coluna
20 de outubro de 2021

Quando a pandemia de Covid-19 exigiu os esforços concentrados de todos, imediatamente o Hospital Beneficente Unimar (HBU) se colocou à disposição para ser o hospital de referência para os moradores de Marília e, neste momento, as pesquisas e investimentos em inovação realizadas tanto pelo hospital quanto pela Unimar fizeram a diferença.

A própria pandemia foi um dos objetos de estudo, pois novas e importantes pesquisas foram realizadas, permitindo o aperfeiçoamento constante no tratamento dos pacientes e o enfrentamento da doença.

Essa, provavelmente, é uma das principais lições da pandemia: a melhor forma de enfrentar os desafios atuais do mundo é por meio do uso da tecnologia, de forma inovadora.

Agora, a partir de uma parceria entre instituições de ensino, institutos de inovação e empresas públicas e privadas, Marília terá a oportunidade de sediar um dos mais importantes eventos de tecnologia do país: o HackHealthTech 2021.

A Unimar é a sede deste evento em Marília, que tem como objetivo estimular e fomentar o desenvolvimento de inovações e startups na área da saúde. Um Hackathon é uma maratona de conhecimento, integração, desempenho, otimismo e aprendizado, que, neste caso, poderá ser desenvolvido em ambiente virtual ou também na biblioteca do Campus Universitário da Unimar.

A primeira fase do evento ocorreu no dia 9 de outubro, num seminário no qual as instituições participantes apresentaram as suas “dores”, ou seja, problemas e desafios considerados como oportunidades para a apresentação de soluções de base tecnológica. Esse seminário foi gravado e está disponível na página da Unimar no YouTube.

Contudo, importante destacar que se trata de um evento de inovação aberta, ou seja, os participantes poderão participar soluções tecnológicas não apenas para os problemas ou desafios apresentados, mas também propostas de inovação na área da saúde.

A segunda fase do evento ocorrerá nos dias 07 e 08 de novembro, simultaneamente na Unimar, em Marília, no Leiria Startup, hub de inovação ligado à Universidade Politécnico de Leiria, em Portugal, e em ambiente virtual. Essa é uma das novidades do evento, pois as equipes poderão participar de forma presencial ou on-line.

Após essa fase, as equipes deverão apresentar as suas propostas, num vídeo de cinco minutos, utilizando-se de uma linguagem clara, compreensível e inspiradora. Ao final, as três equipes que apresentarem as melhores soluções para problemas na área da saúde serão premiadas.

Importante deixar claro que o HackHealthTech 2021é um evento aberto não apenas à comunidade acadêmica, mas à toda a sociedade, dele podendo participar equipes compostas por membros do Brasil ou do estrangeiro.

A expectativa é que as soluções inovadoras apresentadas durante o evento permitam o desenvolvimento de produtos de base tecnológica aptos a solucionarem problemas na área da saúde e passíveis de serem explorados comercialmente por meio de startups.

Com isso, não apenas a Unimar e o HBU, mas toda a sociedade, estarão cada dia mais preparadas para enfrentar os desafios na área da saúde, com inovação e tecnologia,  características que há muito foram incorporadas ao Ecossistema da Unimar.