Desde 2014, mais de 47000 artigos.
,/2020

Fatec e Prefeitura de Marília iniciam ‘Projeto Boa Feira’

Cidade
13 de agosto de 2019

Projeto ‘Programa Boa Feira’ realiza aula inaugural na Fatec (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deu início a nova etapa da parceira com a Faculdade de Tecnologia de Marília (Fatec) – na tarde desta segunda-feira (12) e promoveu aula inaugural do “Programa Boa Feira”. A iniciativa tem o apoio do vereador Evandro Galete.

Convênio foi viabilizado em função do curso de Tecnologia em Alimentos, ofertado pela instituição. Projeto de extensão comunitária irá garantir aos feirantes de Marília aulas teóricas e práticas, com foco na qualidade e segurança.

Secretário municipal Ricardo Cavichioli Scaglion, com sua equipe, foi recebido pela diretora da Faculdade, Cláudia Cristina Nicolau e pelo coordenador do curso, professor Leandro Repetti. Galete também participou da aula inaugural.

Os alunos foram apresentados à equipe e já foram direto para sala de aula. Ao longo dos estudos (uma vez por quinzena), ao longo de um semestre, eles terão teoria e prática nos laboratórios de química e microbiologia da Fatec.

Alunos tem média de 40 anos no projeto (Foto: Divulgação)

São 50 feirantes, a maioria responsável pela própria produção que comercializa. No curso, eles receberão noções de boas práticas em manipulação e higienização, fabricação de produtos, exposição, conservação e também a venda.

Entre os alunos, o feirante Cássio Alvares, que trabalha com milho verde. Ele vê no curso da Fatec uma oportunidade para melhoria de seus processos. “Me interessou bastante essa parte de boas práticas, higienização e também conservação. Se a gente melhora a apresentação do produto, certamente agrada mais a clientela”, acredita.

Aos 50 anos, ele conta que já começou três cursos superiores, mas teve que parar. Não esperava frequentar o ambiente de uma faculdade e agora, com a matrícula no curso livre, já se vê motivado a buscar mais conhecimentos. “Fazer uma faculdade, não sei. Mas estudar é uma coisa que motiva. A essa altura, eu não espera”, disse.

O prefeito Daniel Alonso, entusiasta da parceira, agradeceu. “Nossa gratidão aos professores e à direção da Fatec, que assinaram esse convênio com o município. Esse curso vai fortalecer e valorizar as feiras livres, gerar ainda mais qualidade, renda às famílias e um case de sucesso para Marília”, disse.

Iniciativa é encarada como um sucesso (Foto: Divulgação)