MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
qui. 09 out. 2025
LEGISLATIVO

Fatec e Etec poderão mudar de atual prédio para o Univem com novo convênio

Prefeitura propõe nova estrutura diante de série de problemas com atual prédio.
por Rodrigo Viudes
Prefeitura mantém sedes de Fatec e Etec em Marília ao custo mensal de R$ 50,7 mil (Foto: Arquivo/MN)

O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) encaminhou nesta quarta-feira (8) à Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza novo convênio entre o município e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CPS), garantindo o funcionamento da Faculdade de Tecnologia (Fatec) e da Escola Técnica Estadual (Etec) Antonio Devisate.

A proposta substitui a legislação vigente, que vincula o convênio a um endereço específico — o prédio localizado na Avenida Castro Alves, nº 62, no bairro Somenzari. O imóvel é alugado pelo município ao custo mensal de R$ 50,7 mil.

Segundo o Executivo, o novo texto é necessário para viabilizar a mudança das instituições para o Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem), na avenida Hygino Muzzi Filho, até a construção de uma sede própria, aprovada em 2023. O novo valor de aluguel a ser pago pelo município ao Univem não foi divulgado.

Problemas estruturais

Em ofício conjunto encaminhado à Prefeitura, as diretorias da Etec e da Fatec relataram diversos problemas no prédio atual, adaptado da antiga fábrica de bebidas Antarctica, desativada no início dos anos 1990.

Entre os principais pontos estão: falta de salas e laboratórios, instalações elétricas defasadas, ausência de quadra poliesportiva, pilares que comprometem a visibilidade em sala de aula e escassez de vagas de estacionamento.

O documento também menciona deficiências de acessibilidade, barulho excessivo da via principal, piso instável e ventilação inadequada — fatores que, segundo os gestores, comprometem a qualidade do ensino e a segurança dos alunos.

Nova sede

O espaço no Univem, segundo o ofício, foi construído com finalidade educacional e oferece salas amplas, auditórios, biblioteca, laboratórios de informática e ciências, quadra esportiva, estacionamento e áreas de convivência.

As instituições também poderão acessar ambientes de inovação como o CIEM/CITEC, o InnovaSpace Coworking e o Legal Innovation Hub, usados por alunos do Univem em projetos de tecnologia.

A mudança permitirá o compartilhamento da estrutura com o Univem, a ampliação da oferta de cursos técnicos e superiores, e a criação de um ambiente mais adequado para atividades acadêmicas e de pesquisa.

Tramitação

O projeto prevê que o município permaneça responsável pela locação do imóvel e que os custos sejam cobertos por dotações orçamentárias próprias, com possibilidade de suplementação, se necessário.

Vinicius solicitou urgência na tramitação, o que pode levar a proposta à pauta da sessão ordinária nas próximas semanas. Segundo o prefeito, a medida garante a continuidade do convênio com o Estado.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 3
    Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal
  • 4
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região

Escolhas do editor

CENSO
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGEMarília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida

Últimas notícias

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores
Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025
Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília
Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie