MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 29 out. 2018

“Farmácia de Judicialização” é transferida

por Amanda Brandão

Serviço, que funcionava junto à Ucaf (Unidade Central de Assistência Farmacêutica) no Antigo Terminal Ferroviário, agora está na rua Joaquim Nabuco, 384, perto da Avenida Santo Antônio.

Teve início pela Secretaria Municipal da Saúde a desocupação do prédio da antiga Estação Ferroviária, no centro de Marília. Um serviço que funcionava junto à Ucaf (Unidade Central de Assistência Farmacêutica) passou a ter espaço próprio. A chamada “Farmácia de Judicialização” agora funciona na rua Joaquim Nabuco, 384, perto do cruzamento com a avenida Santo Antônio.

Atualmente, cerca de 350 pessoas são atendidas por mês pelo serviço, que fornece medicamentos, cumprindo decisões judiciais. Em geral, são prescrições de drogas que não estão incluídas na relação de medicamentos do SUS (Sistema Único de Saúde).

É o caso do servidor público estadual Luiz Augusto Nonato, de 62 anos, que retira medicamentos (itens excepcionais) para a mãe, um irmão e a irmã. “Desde que passamos a precisar dessa farmácia, sempre encontramos um serviço de qualidade, com remédios disponíveis. É bom saber que essa mudança será para melhor”, disse.

O farmacêutico Rodrigo Greca, responsável pela unidade, comenta os benefícios. “Aqui teremos maior espaço físico, tanto para atender o balcão quanto para manter o estoque que se faz necessário. É um avanço em termos de estruturação do serviço”, disse.

A secretária Kátia Santana visitou o local e disse que as melhorias na assistência farmacêutica são progressivas. “Instalamos as farmácias pólo (norte e sul), estruturamos a de Padre Nóbrega, organizamos o serviço nos distritos e agora vamos inaugurar a Farmácia Central”, afirmou.

A Ucaf permanece na antiga estação por mais algumas semanas até a conclusão das obras de melhorias e equipamentos do novo espaço, localizado na Avenida Brasil, em frente ao Terminal Urbano.

MENOS JUDICIALIZAÇÃO

Com o objetivo de reduzir a judicialização, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília, que já fornecia total de itens acima da Rename (Relação Nacional de Medicamentos) do SUS, ampliou ainda mais a lista. Esse aumento aconteceu de forma espontânea, desde 2017, depois que os estoques mínimos foram reequilibrados.

São disponibilizados atualmente cerca de 210 itens farmacológicos, incluindo cerca de 30 para uso restrito dentro de unidades de saúde.

Além disso, o município também oferece 21 produtos dispensados pelo Serviço Social da Saúde, classificados com fórmulas infantis, dietas e suplementos. “Estamos acima das obrigatoriedades e recomendações da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde”, disse Rosângela Campanhã, supervisora no segmento, no município.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília tem posto de combustíveis com nota zero em avaliação de qualidade
  • 2
    Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
  • 3
    Polícia Civil investiga disparo de arma de fogo em casa na zona sul de Marília
  • 4
    Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Escolhas do editor

ASSISTÊNCIA SOCIAL
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede públicaPopulação em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
CULTURA E LAZER
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembroPrefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
VEÍCULOS
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste RenaultSeminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
CRIME INTERNACIONAL
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a EuropaDise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Últimas notícias

MN TV: De Marília para a Europa; investigação revela rota de tráfico internacional
Santa Casa de Marília recebe doação de 210 travesseiros para leitos de internação
Deputados defendem ampliação do programa de escola cívico-militar em Marília
Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie