Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Mariliense compra produtos perto da data de vencimento para driblar crise

Cidade
14 de julho de 2022

Produtos próximos do vencimento são alternativa para consumidores com preços mais baixos (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Quem vai ao supermercado todo mês já percebeu como os preços têm aumentado nos últimos tempos. Os produtos sofrem reajustes, mas o salário do cliente não acompanha o mesmo ritmo. Como alternativa para a alta dos preços, muitos consumidores estão comprando produtos com vencimento próximo, com descontos de até 50%, que são oferecidos em espaços próprios nos supermercados.

Sandra Farias é voluntária em vários trabalhos sociais em Marília e costuma aproveitar as promoções quando faz as compras para casa. Ela conta que alguns supermercados colocam os produtos logo na entrada, para chamar a atenção dos clientes. Costuma pegar alguns itens pequenos, de rápido consumo, aproveitando o preço.

“Já comprei várias vezes os produtos próximos do vencimento. Nos supermercados que eu frequento, não tem como passar e não parar para ver. A mercadoria está com o preço com 50% de desconto. Se não tiver em casa e for algo que costume comprar, acabo aproveitando para pegar”, afirma.

A prática é usada para evitar perda nos estabelecimentos. O baixo custo desses produtos também é oportunidade para consumidores que querem economizar, mas é necessário ter muita atenção.

De acordo com o diretor do Procon de Marília, Guilherme Moraes, em se tratando de produtos próximos do vencimento, os estabelecimentos precisam passar essa informação com muita clareza, para que o consumidor não se engane.

“Se for comprar um pacote de arroz que vence daqui alguns dias, você pode levar um produto que não poderá utilizar. Pode ser que você compre ingredientes para uma feijoada e consiga preparar no fim de semana, consumindo no prazo, mas isso tem que chegar de uma maneira muito clara para o consumidor, sem deixar nenhuma dúvida sobre o prazo e sua condição”, conta o diretor do Procon.

Moraes explica que vender produto próximo do vencimento não é crime, mas que – em algumas situações – o vendedor pode incorrer na questão da imprecisão e cabe a autuação ao estabelecimento.

Produtos próximos do vencimento são alternativa para consumidores com preços mais baixos (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Em supermercado na zona Sul da cidade, a reportagem do Marília Notícia encontrou uma prateleira com diversos tipos de produtos, todos próximos ao vencimento. Um pacote de biscoito salgado foi encontrado com 44% de desconto.

Na prateleira comum, o item custava R$ 3,89, mas o lote próximo do vencimento – com validade até o dia 17 de julho – podia ser adquirido por R$ 2,19.

Todos os produtos estavam em uma prateleira especial, com várias placas indicando que estavam próximos do vencimento, inclusive com orientação para que os clientes observassem a data na embalagem e que seriam para consumo imediato.

Existem algumas dicas para quem quer economizar e aproveitar esse tipo de oferta. É recomendado que o consumidor verifique a data de validade do produto ofertado, avaliando o próprio perfil de consumo e das pessoas que moram na mesma residência, antes de decidir pela compra. Outra orientação é que o cliente tenha atenção ao estado do produto, conferindo a integridade – inclusive – da embalagem.