Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Moradores sem 3ª dose são 35% em Marília, aponta estudo

Cidade
02 de julho de 2022

Dose de reforço não foi aplicada em 35% da população (Foto: Divulgação)

Dados do site Vacina Já apontam que 35% da população não voltou para tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em Marília. Apenas 160.089 pessoas receberam o reforço da imunização, enquanto que a primeira etapa foi aplicada em 216.347 pessoas – 88% da população total do município.

“Há um número muito baixo de pessoas com a 3ª dose. A população não tem aderido ao reforço e, segundo os dados, ela [a etapa] colabora para a redução da gravidade da doença”, afirma o cientista e professor da Unesp de Marília, Vítor Engrácia Valenti.

Conforme o especialista, a análise de amostra sanguínea indica que a terceira dose da vacina aumenta em até 25 vezes mais a proteção contra a variante ômicron, que se tornou predominante no país nos últimos meses.

Só em junho, Marília registrou quinze mortes em decorrência da Covid-19. Em maio, tinham sido dez óbitos, ou seja, houve um aumento de 50% de um mês para o outro. Desde o início da pandemia, o município já perdeu foram 1.098 vidas em decorrência de complicações da doença. Ontem, julho teve início com o registro de uma morte logo no primeiro dia do mês.

O número de casos também tem crescido significativamente. Até o último balanço disponibilizado pela Prefeitura, nesta sexta-feira (1º), Marília já contava com 57.601 casos da doença. A média no mês de junho chegou a ficam em 88,2 novos casos por dia, oito a mais do que no mês anterior.

VACINA

A vacina contra a Covid-19 é oferecida em todas as unidades de saúde de Marília, das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira.