MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Tecnologia
qua. 10 nov. 2021

Facebook divulga relatório com dados de bullying e assédio

por Agência Estado

Em meio a denúncias que mostram negligência da rede social com a segurança de usuários, o Facebook divulgou nesta terça-feira, 9, seu relatório de transparência relativo aos meses entre julho e setembro deste ano. Pela primeira vez, a empresa de Mark Zuckerberg traz números sobre bullying, assédio e violência no Facebook e no Instagram.

No relatório, a companhia, que recentemente mudou o nome corporativo para Meta, afirma que a prevalência de discurso de ódio no Facebook continuou a diminuir pelo quarto trimestre consecutivo – no período, houve 3 visualizações de discurso de ódio a cada 10 mil visualizações de conteúdo (0,03%), abaixo dos 0,05% registrados no segundo trimestre, diz a empresa. Nos últimos três meses de 2020, a porcentagem chegou a 0,08%.

O Facebook também divulgou a prevalência de discurso de ódio no Instagram, que foi de 0,02% no período. “Essa métrica representa a quantidade de conteúdo tóxico que realmente aparece na tela de alguém”, explicou Guy Rosen, vice-presidente de integridade da empresa, em conferência com jornalistas nesta terça.

A novidade da edição deste trimestre foi a inclusão das categorias de bullying, assédio e violência no relatório. No terceiro trimestre, segundo a empresa, a prevalência de conteúdo de bullying e assédio ficou entre 0,14% e 0,15% no Facebook e entre 0,05% e 0,06% no Instagram.

“Removemos 9,2 milhões de conteúdos de bullying e assédio no Facebook, com uma taxa proativa de 59,4%. E removemos 7,8 milhões de peças de conteúdo de bullying e assédio no Instagram com uma taxa proativa de 83,2%”, disse Rosen, em postagem no blog da companhia.

A categoria de violência e incitação também foi incluída no relatório. A empresa de Mark Zuckerberg afirma que a prevalência desse tipo de conteúdo ficou entre 0,04% e 0,05% no Facebook e em 0,02% no Instagram.

Escrutínio

Desde setembro, os holofotes do mundo da tecnologia estão voltados às políticas de segurança do Facebook: vieram à tona pesquisas internas da empresa que revelam negligência da rede social com a proteção de usuários – documentos mostram que a empresa sabia de problemas em suas plataformas mas não tomou medidas suficientes para contê-los.

As informações fazem parte dos Facebook Papers, um pacote de arquivos da empresa vazados para um consórcio internacional de veículos de imprensa, incluindo o Estadão. Os documentos foram fornecidos ao Congresso americano por Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook que coletou pesquisas internas da rede social após pedir demissão em maio deste ano por discordar das atitudes da companhia. Nas últimas semanas, Frances tem repetido que a empresa de Mark Zuckerberg priorizou o crescimento em detrimento da segurança dos usuários.

O Brasil é citado em documentos do Facebook Papers. Um dos arquivos ao qual o Estadão teve acesso mostra que o alcance de conteúdos tóxicos como discurso de ódio, desinformação, violência explícita e desencorajamento cívico no Facebook são “particularmente maiores no Brasil, comparado a outros aplicativos”. Em outro documento, há a informação de que o Facebook considera internamente o Brasil como um “país de risco” para a propagação de conteúdos tóxicos. Além disso, segundo pesquisa da empresa, conteúdos sobre política são a maior fonte de desinformação da rede social no País.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Idoso passa mal ao volante e provoca acidente no Centro de Marília
  • 2
    Motorista morre após passar mal ao volante e invadir a contramão na SP-294
  • 3
    Prefeitura abre inscrição para 336 moradias do Minha Casa, Minha Vida
  • 4
    Carne, queijo e uva; mulher tenta sair de supermercado com 13 itens furtados

Escolhas do editor

LEGISLATIVO
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em MaríliaPrefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
TRÂNSITO
Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de MaríliaImagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília
Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília
TRÁFICO DE DROGAS
PM apreende avião, fuzis e mais de meia tonelada de cocaína em GetulinaPM apreende avião, fuzis e mais de meia tonelada de cocaína em Getulina
PM apreende avião, fuzis e mais de meia tonelada de cocaína em Getulina
RECUPERAÇÃO
Depois de quase 80 dias, últimos sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem altaDepois de quase 80 dias, últimos sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Depois de quase 80 dias, últimos sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta

Últimas notícias

Motorista morre após passar mal ao volante e invadir a contramão na SP-294
Vazamento de amônia em cervejaria obriga evacuação e interdita quatro quarteirões
Conselho de Ética suspende três deputados por motim na Câmara
Anvisa e PF vão combater venda ilegal de medicamentos emagrecedores

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie