Desde 2014, mais de 60000 artigos.
,/2021

Depois de crise, Cristal ganha promoção e aposentadoria na PM

Polícia
13 de abril de 2021

Márcia Cristina Cristal foi para coronel e aposentada pela PM (Foto: Divulgação)

A ex-comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), sediado em Marília, Márcia Cristina Cristal foi promovida ao posto de coronel e aposentada no mesmo dia, por tempo de serviço, com direito ao benefício equivalente ao salário integral.

As publicações foram feitas no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE-SP) no último sábado (10). Em novembro do ano passado, Cristal deixou a chefia do 9ª BPM/I e foi designada a chefe de Estado-Maior do Comando de Policiamento do Interior (CPI) 4 – Região de Bauru.

A mudança veio após a polêmica da suposta “carteirada” envolvendo Cristal, a vereadora de Marília Professora Daniela (PL) e o sargento Alan Fabrício.

Antes de ser transferida para Bauru, Cristal havia assumido o comando do 9º BPM/I em maio de 2020. Ao menos até o final do ano passado corria um inquérito sigiloso na PM para apurar a polêmica.

Paralelo a isso, em dezembro de 2020, a Câmara de Marília arquivou o pedido de cassação por quebra de decoro e tráfico de influência por parte da parlamentar, que inclusive foi reeleita.

ENTENDA

A vereadora ligou para a comandante da Polícia Militar em Marília, a então tenente-coronel Márcia Cristina Cristal, durante a apreensão do veículo que era conduzido por sua filha, de propriedade da própria parlamentar.

O veículo foi apreendido pelo policial Alan Fabrício Ferreira, que apontou como causa o vencimento do licenciamento e “pneus carecas”. Um áudio vazado mostrou Cristal ligando para o militar com ameaças e humilhações.