MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 20 jun. 2019

Trabalho de estudantes da Famema ganha reconhecimento internacional

por Marília Notícia

Os estudantes Fabrício Luz Cardoso e Enrico de Losso Seneme (Foto: Divulgação)

Os estudantes Fabrício Luz Cardoso e Enrico de Losso Seneme, acadêmicos da 5ª série do curso de Medicina da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), juntamente com os docentes Prof. Dr. José Antônio Galbiatti (Disciplina de Anatomia Humana) e Prof. Dr. Marcos Vinícius Muriano da Silva (Assistente da Ortopedia e Traumatologia) tiveram seu artigo de revisão bibliográfica, intitulado: “As lesões traumato-ortopédicas de Jesus Cristo segundo o Sudário de Turim”, publicado na Revista Cubana de Ortopedia e Traumatologia, periódico semestral indexado nas bases de dados Scielo, LILACS, Cubaciencias, Latindex, Periódicas e Ulrich’s.

O trabalho contou ainda com a colaboração do Prof. Ms. Sílvio Eduardo Cardoso, docente da Faculdade João Paulo II (FAJOPA) e da acadêmica de Medicina, Marília Gabriela Palacio Galbiatti, da Universidade de Marília (UNIMAR).

A temática foi idealizada pelo estudante Fabrício Cardoso, há pouco mais de um ano, em virtude de análise de filmes sobre a paixão de Cristo e da leitura de um livro publicado na década de 50, pelo cirurgião francês Pierre Barbet, intitulado: “A paixão de Cristo segundo o cirurgião”. No livro o médico descreve os resultados de seus experimentos realizados em cadáveres frescos para discutir a crucificação, lesões e causa mortis de Jesus Cristo, fazendo paralelo com os relatos bíblicos e impressões do Sudário de Turim (pano de linho que, acredita-se, ter envolvido Jesus Cristo após sua crucificação e morte). Buscando na literatura, o estudante encontrou outros dois livros e artigos de estudos sobre o tema, entretanto não havia nenhum que reunisse todos os achados em organização céfalo-caudal e tampouco específico das lesões traumáticas e ortopédicas. Dessa forma, procurou auxílio dos outros co-autores para desenvolver a pesquisa.

Os autores realizaram ainda experimentos com raios-X para discutir o provável local de inserção nos cravos das mãos de Jesus Cristo, ponto bastante questionado na literatura.

Trata-se da primeira revisão de literatura em nível mundial sobre o assunto, por esta razão, o trabalho traz sua importante contribuição para a literatura científica nas áreas de ortopedia e traumatologia, medicina legal e história antiga.

A Revista Cubana de Ortopedia e Traumatologia tem a missão de publicar pesquisas científicas na especialidade de Ortopedia e Traumatologia de autores nacionais e estrangeiros. É uma publicação conjunta editada pela Sociedade Cubana de Ortopedia e Traumatologia, a Organização Ibero americana de Seguridade Social, a Escola Ibero-americana de Ortopedia e Traumatologia e o Hospital Ortopédico Frank País.

O artigo científico pode ser consultado na íntegra em sua versão em espanhol disponibilizada em HTML e PDF pelo link: http://www.revortopedia.sld.cu/index.php/revortopedia/article/view/148

Havendo interesse pela leitura da versão em português, os autores ficam a disposição por fornecer mediante solicitação pelo e-mail: [email protected]

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
  • 3
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie