Estado vai criar distritos turísticos e deflagrar a marca ‘SP Pra Todos’
São Paulo, segundo dados do Anuário Estatístico de Turismo 2020, desenvolvido pela Coordenação-Geral de Dados e Informações do Ministério do Turismo, é o Estado que mais recebeu turistas internacionais.
A capital paulista, segundo operadores do setor, alcançou o maior crescimento de busca por turistas do mundo inteiro, superando destinos como Tóquio, Tel Aviv, Viena e Dubai.
Com boa infraestrutura de estradas e aeroportos, cidades litorâneas e estâncias hidrominerais e turísticas, São Paulo oferece as maiores oportunidades de turismo de negócios e eventos, de cultura, de aventura, rural, ecoturismo e outros.
Nesse momento, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) passa a apreciar a aprovação de projeto de lei de iniciativa do governador João Doria (PSDB) para criação de distritos turísticos no Estado de São Paulo. A proposta incorpora também a campanha que traz a logomarca “SP Pra Todos”.
Para o deputado estadual Vinicius Camarinha, líder do governo na Assembleia Legislativa, “o turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia e, portanto, merece todo apoio da sociedade e do governo”.
Segundo o parlamentar, a instalação dos distritos turísticos representa um grande avanço para diversas regiões do Estado, uma vez que o turismo se tornou um dos setores econômicos que mais cresce no mundo.
“Haverá empenho para aprovação desse projeto, porque é possível aumentar o potencial do turismo no Estado e, com isso, trazer desenvolvimento, mais empregos e todos os benefícios que o setor oferece”, destaca o deputado.
O projeto de instalação dos distritos turísticos proporciona uma série de benefícios para o desenvolvimento da atividade no Estado. A proposta vai aproximar as regiões, com potencial turístico, de grupos de investidores interessados na instalação de empreendimentos relacionados com a cadeia produtiva turística.
Vinícius salienta que o incremento de turismo neste período de retomada da economia, após a paralisação provocada pela pandemia, é extremamente importante. O líder do governo vê a instalação dos distritos turísticos como uma grande oportunidade para o desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo.