Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Estado reúne municípios para discutir turismo na região

Cidade
28 de maio de 2022

Evento vai reunir representantes municipais e interessados em investir no setor (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo, realiza na próxima terça-feira (31), às 9h30, no Alves Hotel, uma reunião com representantes municipais do Região Turística Alto Cafezal (na qual Marília faz parte com outras 18 cidades) sobre ações de fomento, capacitação e identificação das atrações turísticas existentes. No entorno de Marília, por exemplo, seis empreendimentos turísticos já exploram a natureza e a topografia favorável da região.

O presidente do Contur (Conselho de Turismo) de Marília, Ivan Evangelista, coma que o encontro vai trazer vários módulos de capacitação para o turismo em todas os seus segmentos, para promover maior integração entre as cidades do interior do Estado.

“Vão inclusive fazer levantamento de tudo o que já temos, como as seis áreas de exploração e atração turística que já ocorre na nossa vizinhança, como a Fazenda Floresta em Lupércio, a Fazenda Recando das Jóias, em Vera Cruz, que oferece hospedagens inclusive, e outras que promovem atrações durante o dia, com atividades de motocross, de passeio a cavalo, para observação de pássaros, passeio em trilhas ecológicas ou visitação de cachoeiras”, conta ele.

O Workshop Turismo SP em Ação terá a presença de representantes do governo do estado de São Paulo, apresentando o tema central ‘Estratégias e Oportunidades’ para dinamização de polos turísticos.

Rapel na cachoeira Primeiro de Maio, na região da represa Cascata (Foto: Wellington Oliveira – Índio)

Segundo Evangelista, os municípios paulistas estão organizados em RTs (Regiões Turísticas), que resultaram na elaboração do mapa turístico do Estado. “Deste conjunto de municípios, alguns já estão com ações em andamento, por meio do trabalho e participação efetiva  das secretarias municipais de turismo, e de outros que estão em fase de organização e que vão encontrar neste evento uma excelente oportunidade de obter suporte para suas iniciativas”, explicou.

A equipe da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo irá apresentar o projeto de criação dos cinco polos e seu funcionamento. A Região Turística Alto Cafezal faz parte do polo Pontal do Paranapanema.

Na ocasião também será lançado o livro do presidente do Contur, Ivan Evangelista, “Manual Prático de Turismo Rural”, que orienta empreendedores com interesse em investir neste segmento.