Estado aprova R$ 19 milhões para novo parque urbano em Marília

O Governo do Estado aprovou um convênio de R$ 19 milhões para financiar a instalação de um novo parque público em Marília. A decisão da Casa Civil foi publicada nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial do Estado (DOE).
Com a aprovação, o próximo passo será a formalização do acordo entre Estado e município, definindo as responsabilidades pela execução e manutenção futura. O investimento havia sido anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante visita à cidade, em agosto.
A iniciativa é considerada uma das maiores obras públicas dos últimos anos no município e deve marcar a gestão do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), que articulou politicamente a viabilização do projeto junto ao governo estadual.

O projeto prevê que o futuro Parque da Criança seja implantado em uma área verde na avenida das Esmeraldas, ao lado do colégio Criativo. O espaço contará com áreas de convivência, arborização, caminhos para caminhada e infraestrutura de uso público.
No local, também será construído um novo complexo que abrigará as novas sedes do Museu de Paleontologia de Marília e de um memorial que reunirá o acervo do Museu Histórico-Pedagógico, atualmente armazenado no Complexo Cultural Braz Alécio.
A obra será ainda o ponto de partida e chegada da futura ciclovia que seguirá pela avenida das Esmeraldas e avenida das Indústrias, prosseguindo paralela à via férrea até as proximidades da praça da Paróquia São Miguel Arcanjo, na zona norte.
Após a assinatura do convênio, caberá à Prefeitura abrir o processo licitatório para a contratação dos serviços necessários à implantação de todos os equipamentos públicos previstos no projeto. Ainda não há previsão para a entrega da obra.