Estado aprova Cadeia Produtiva Local de turismo corporativo em Marília e região

O Governo de São Paulo aprovou a criação da Cadeia Produtiva Local (CPL) do turismo corporativo de Marília e região. A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 5, permite que os municípios da Região Turística Alto Cafezal — formada por Marília, Garça, Gália, Vera Cruz e Ocauçu — solicitem recursos para projetos de desenvolvimento do setor.
A medida é vinculada ao Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais (SP Produz), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
As CPLs reúnem empresas, instituições de ensino, entidades de apoio e o poder público em torno de um setor econômico. O objetivo, segundo a Secretaria, é ampliar a competitividade, estimular a inovação, reduzir custos e incentivar a cooperação entre os participantes.
Em maio, representantes da governança do turismo regional apresentaram planejamento estratégico com informações sobre objetivos, cadeia de valor, fontes de receita e postos de trabalho. O projeto foi aprovado e classificado como “CPL Consolidada”, o que habilita o grupo a disputar editais de financiamento estadual.

O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marília, Vitor Gazola, destacou a participação conjunta das entidades locais.
“Vários atores pensando e trabalhando o turismo em conjunto. Nesse processo destaco a Adipa, unidade gestora da CPL, Sebrae, SinHoRes, Comtur, Marília e Região Convention & Visitors Bureau, Codem, a iniciativa privada, os parceiros, prefeituras e representantes de Garça, Gália, Vera Cruz e Ocauçu. Essa conquista só foi possível graças ao trabalho, união e esforço de todos”, afirmou.