

11 anos. Mais de 97 mil artigos.
Já faz um tempo que a academia ou a musculação sozinha deixou de dar conta. A busca pelo corpo perfeito, o treino segmentado, aquele foco em hipertrofia isolada (leia-se, bumbum kkkk), tudo isso perdeu espaço pra uma ideia ou melhor, tendência muito mais interessante e inteligente: o treinamento híbrido e o estilo de vida voltado pro wellness.
É claro que a musculação é a base para ganho de força e construção. Mas cada vez mais as pessoas entenderam que saúde não se mede só no espelho — e que corpo bonito é consequência de uma vida ativa, consistente e com propósito. (Ainda não falei sobre propósito aqui na coluna, vou falar) A disciplina virou a nova estética.
Treinar virou ritual. Performance e autocuidado viraram status. A galera corre de manhã, faz CrossFit à noite e finaliza o domingo com uma sessão de mobilidade, bicicleta ou uma aula de yoga. Isso não é exagero — é tendência.
Um estudo da RunRepeat mostrou que 70% dos usuários ativos de apps de treino praticam mais de uma modalidade por semana. Ou seja: a galera quer fazer tudo. E quer se sentir bem de verdade, não só “parecer”.
O treinamento híbrido vem ganhando espaço por oferecer o que nenhum protocolo isolado entrega: força, resistência, flexibilidade, estabilidade mental e emocional. A prática não só melhora a saúde física como também estimula a mente, previne lesões, aumenta o engajamento e reforça o senso de comunidade. Sim, estamos buscando comunidade.
É o fim do “projeto verão” e o início de uma vida mais bem vivida. E junto com isso, vem o boom do wellness. Cuidar do corpo, da mente e do espírito já não é mais um hábito solitário. É coletivo. É desejado. É social. Mostrar que você cuida de si virou uma nova forma de comunicar quem você é — e em quem você se tornou.
Treinar bem, meditar, cuidar do sono, ter uma boa alimentação, fazer recovery com propósito tudo isso se tornou símbolo de equilíbrio e alta performance em todas as áreas da vida.
O bem-estar virou aspiração, estética e até posicionamento de marca. Não à toa, as academias de luxo e os clubes de wellness estão crescendo, com ambientes arquitetonicamente elevados, produtos de lifestyle e experiências integradas. Afinal, o bem-estar hoje é visto, sentido, perfumado e, claro, postado.
E nessa onda, vem o lance de viajar para treinar. As chamadas running vacations ou workout holidays cresceram mais de 50% nas buscas do Google no último ano. Resorts com comida à vontade estão dando lugar a provas em montanhas, eventos de endurance e experiências. Correr virou lifestyle, virou post, virou símbolo de quem se cuida de verdade. E as pessoas não viajam mais pra comer, ficar posando na praia bonita e postando os pontos turísticos.
O lance é correr pelos pontos turísticos. Se você trabalha com meio fitness, você viaja pra treinar, ponto. E correr virou fenômeno cultural. Segundo o Strava, o número de usuários ativos cresceu 30% nos últimos meses. Eu li uma frase esses dias que resume bem: “correr é domesticar o caos — e exibir essa vitória.” É isso.
E aproveitando muito essa fase, surge o Hyrox. Que mistura corrida com movimentos funcionais e se torna uma das maiores tendências mundiais de 2025. Tão atraente. O Hyrox já ultrapassou o termo bodybuilding nas buscas do Google. Isso diz muito. E as pessoas viajam agora atrás de provas do Hyrox em lugares famosos: Paris, NY, Chicago, Nova Deli, Oberhausen, Manchester…
Enquanto algumas academias continuam oferecendo treino genérico, com fila de aparelhos e foco em músculo isolado, o mundo todo caminha na direção de algo mais inteligente, mais integrado e mais prazeroso.
As pessoas querem viver bem. E descobriram que dá pra se cuidar sem se restringir. Que o corpo responde melhor quando a rotina respeita também o que se sente, se pensa e se acredita. O novo fitness é sobre misturar, explorar, viver coisas novas.
É sobre performar fora da academia também.
É sobre saúde, prazer, longevidade e liberdade.
E aí, você ainda tá treinando só pra ter um braço maior?
***
Robson Silva é pai de dois filhos lindos, marido, atleta de CrossFit, campeão brasileiro, empresário e proprietário da CrossFit Marília, host no podcast PodMagnésio Cast e outras coisas que você só descobre seguindo @robss.