MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 15 fev. 2024
SAÚDE

Epidemia da dengue superlota UPA norte e PA sul em Marília

ABHU confirmou que houve aumento significativo de pacientes com sintomas de dengue.
por Gustavo César
UPA norte fica na rua João Caliman, 110, no bairro Santa Antonieta (Foto: Divulgação)

A epidemia da dengue tem superlotado o Pronto Atendimento (PA) da zona sul e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região norte em Marília. Conforme a Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), gestora dos dois serviços de saúde, houve um aumento significativo de pacientes com sintomas da doença nos últimos dias.

De acordo com a assessoria da ABHU, até a tarde desta quarta-feira (14), haviam 60 fichas no PA sul e outras 47 na UPA norte, que aguardavam atendimento médico. Não houve registro de casos de Covid neste intervalo.

“Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais que atuam nessas unidades passaram por capacitação visando atender os pacientes com sintomas de dengue. No último dia 7 foi realizado um trabalho com técnicos do Departamento Regional de Saúde (DRS) e, nos dias 8 e 9, as orientações foram passadas por agentes da Secretaria Municipal da Saúde”, detalhou em nota.

Segundo o diretor da ABHU, João Paulo Bermudes, a capacitação tem o objetivo de preparar a equipe para a recepção dos pacientes com dengue que estiverem em situação de urgência e emergência. “Definimos os protocolos, a forma de atendimento e os procedimentos que as equipes vão adotar, para acolher de forma eficiente os pacientes”, disse.

Para evitar longas esperas, Bermudes ressalta que a preocupação é continuar oferecendo um atendimento de excelência, dentro dos protocolos do Ministério da Saúde e conforme a necessidade dos pacientes que procuram as unidades. “Nós sempre tivemos a preocupação de garantir um atendimento humanizado, de acordo com a prioridade de cada um e de forma a garantir o bem estar da população”, garantiu.

Entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro deste ano, Marília teve dois óbitos de dengue confirmados. A Prefeitura de Marília decretou estado de emergência e está adotando protocolos para o acolhimento dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Saúde da Família (USFs).

“Tudo está sendo alinhado para que o município consiga enfrentar o que está por vir. Vai ser preciso um trabalho conjunto e bem organizado, para atender as pessoas que precisarem dos serviços públicos”, concluiu Bermudes.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Grave acidente deixa dois mortos e três feridos na rodovia BR-153
  • 2
    Criminoso quebra vitrine e furta loja em ação de 30 segundos no Maracá
  • 3
    Homem agride duas mulheres, solta cachorro e mobiliza polícia em Marília
  • 4
    Temporal provoca prejuízos em Marília e região após fim de semana de chuva

Escolhas do editor

MN TV
‘Nova funcionária’? Cadela invade escola e vira mascote em Marília‘Nova funcionária’? Cadela invade escola e vira mascote em Marília
‘Nova funcionária’? Cadela invade escola e vira mascote em Marília
NEUROCIRURGIA NA UTI
Santa Casa de Marília diz não ter dinheiro para manter equipe de neurocirurgiaSanta Casa de Marília diz não ter dinheiro para manter equipe de neurocirurgia
Santa Casa de Marília diz não ter dinheiro para manter equipe de neurocirurgia
Gabriela Rocha e pastora Raquel Lima participam de conferência em MaríliaGabriela Rocha e pastora Raquel Lima participam de conferência em Marília
Gabriela Rocha e pastora Raquel Lima participam de conferência em Marília
EDUCAÇÃO
Prefeitura começa entrega de uniformes de inverno para 19 mil alunosPrefeitura começa entrega de uniformes de inverno para 19 mil alunos
Prefeitura começa entrega de uniformes de inverno para 19 mil alunos

Últimas notícias

‘Nova funcionária’? Cadela invade escola e vira mascote em Marília
Saúde integrativa feminina: por que olhar apenas para a dieta não é mais suficiente
Polícia apura golpe e extorsão contra médico; bandido diz que ‘comanda Marília’
Roda de caminhão se solta na SP-294 e quase causa acidente em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie