Empresário posta cartão de vacina, constrange HC e gera investigação
A postagem de um empresário de Marília em uma rede social, indicando que teria sido imunizado contra o coronavírus no Hospital das Clínicas (HC) na última sexta-feira (22), vai ser alvo de investigação pelo Ministério Público de Marília.
O post, feito na manhã desta segunda-feira (25), teria ficado poucos minutos no ar. Foi tempo suficiente para ser printado e compartilhado por outros usuários nas redes sociais. Ainda não é possível determinar, para efeito legal, a autenticidade ou manipulação da imagem do cartão de vacina.
O empresário teria exibido o cartão de vacinação com informações de seu nome, a instituição responsável pela vacinação, a data de aplicação do imunizante e outros dados dados referente ao lote do produto.
É possível ver ainda a data do agendamento para a indicação da segunda dose, que deveria ser aplicada no próximo dia 12 de fevereiro, 21 dias após a primeira aplicação.
A imagem do suposto cartão de vacinação foi encaminhada para o Ministério Público, que já havia recebido denúncia e aberto procedimento para apurar o cumprimento do protocolo do Ministério da Saúde, em relação às prioridades, para evitar “fura-filas” na campanha.
O promotor Isauro Pigozzi Filho informou ao site que vai analisar o material recebido e, se necessário haverá instauração de inquérito civil.
Na semana passada o Marília Notícia revelou em primeira mão que a superintendência do Hospital das Clínicas emitiu um documento interno, alertando diversos setores para o cumprimento do cronograma.
“Agradecemos a compreensão de todos e lamentamos o transtorno ocorrido, causado pelo não cumprimento do cronograma por nossos funcionários. Salientamos que já estão sendo realizadas as medidas administrativas necessárias”, escreveu Paloma.
Não havia, entretanto, informações sobre a aplicação da vacina em pessoas que sequer trabalham no hospital.
Nesta segunda-feira (25), após o caso do empresário que postou suposto cartão de vacinação, a instituição emitiu nota similar, sem entrar em detalhes do novo caso.
“O HCFamema informa que está seguindo o Plano de Imunização Covid-19, conforme disposto no Programa Estadual de Imunização e no Plano Nacional de Imunização e que o seu não cumprimento será apurado e realizada todas as medidas cabíveis caso haja comprovação”.
A nota segue. “Reiteramos que todos os profissionais e inclusive estudantes serão vacinados, de acordo com a disponibilidade da vacina, e obedecendo nosso Plano de Imunização”.
Outro lado
Procurado pelo MN, o empresário disse que a postagem foi “uma brincadeira entre amigos” e que o post ficou “entre 2 a 3 minutos no ar”.
“Eu ia postar nos ‘amigos próximos’ do Instagram e acabei postando errado. Mas foi uma edição e meu nome nem está correto. Cor da caneta e letra, bem diferentes do restante. Foi uma montagem”, garantiu.
Questionado se a ‘brincadeira’ poderia prejudicá-lo ou prejudicar o programa de imunização da instituição, de alguma forma, o empresário respondeu: “De maneira alguma quero colocar em cheque o HC, que sempre fez trabalho sério por Marília, muito menos a enfermeira”.
Por fim, o internauta se retratou: “E quero pedir desculpas por ter postado errado”.