Emdurb inicia programação do Maio Amarelo
A Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) de Marília divulgou a lista completa de atividades previstas para a Campanha Maio Amarelo, que busca conscientizar motoristas e pedestres para a redução de acidentes no trânsito.
A abertura oficial da campanha aconteceu nesta terça-feira (2), na praça da Emdurb. Nesta quarta-feira (3), a partir das 8h, haverá campanha na escola Abel Fragata. No mesmo dia, na Univem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ministrará uma palestra.
No dia 9 haverá panfletagem e multa moral a partir das 9h no Centro de Marília. No dia 11, às 8h e às 13h30, será feito o trabalho de “Cidade Mirim” na Escola Adventista. Está confirmada uma ação de ciclistas no dia 15, às 9h, na empresa de ônibus Grande Marília. No dia 16, também às 9h, acontecerá palestra de conscientização com a Polícia Militar na empresa Sorriso Marília.
No dia 18, às 8h30 e às 13h30, está programada uma palestra com a PRF na Escola Myrthes Pupo de Negreiros. No dia 23 haverá blitz com a PM a partir das 9h.
A programação divulgada pela Emdurb destaca ainda uma ação de conscientização no dia 25, a partir das 14h, e no dia 26, a partir das 9h, no Terminal Rodoviário Urbano.
Haverá ainda nova ação de multa moral no dia 29, às 9h, e o encerramento em 31 de maio, às 9h, no auditório do Paço Municipal.
MORTES NO TRÂNSITO
Segundo dados do Infosiga, Marília registrou 28 mortes em 2022. Os meses de junho, julho e novembro foram os que tiveram mais óbitos, com quatro casos em cada mês. Depois vieram os meses de março, agosto, setembro e dezembro, com três mortes, fevereiro com duas mortes, além de maio e outubro, com uma morte cada.
A maioria das mortes foi de motociclistas em 2022. Foram 14 vítimas que perderam a vida neste tipo de transporte. O Infosiga ainda divulgou seis mortes em automóveis, cinco de pedestres, dois que estavam em caminhões e um de bicicleta.
Em 2023, com o fechamento dos dados do primeiro trimestre, foram cinco mortes, sendo uma em janeiro, duas em fevereiro e outras duas em março. Os dados do Infosiga apontam três vítimas em motocicletas e duas em automóveis.