MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 27 abr. 2022

Vândalos ainda fazem ecopontos de alvo em Marília

por Carolina Rolta

Telhas não devem ser colocadas nos ecopontos (Foto: Divulgação)

Criados para iniciar a coleta seletiva, promover a educação ambiental entre a população e incluir socialmente catadores de recicláveis, os ecopontos instalados nas principais ruas e avenidas da cidade continuam sendo alvo de vândalos.

Além de arrombamentos, as unidades sofrem descartes incorretos, ao receber restos de construção civil, galhos, fraldas, absorventes íntimos usados, fezes de animais, restos de comida, dentre outros materiais não recicláveis.

O secretário do Meio Ambiente e Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, alerta sobre os descartes irregulares, orienta sobre as penalidades previstas a serem aplicadas e solicita a colaboração da população.

“No período crítico da pandemia, através de parcerias com agentes que atuam neste segmento, instalamos os ecopontos para manter os trabalhos dos catadores, permitindo a inclusão social destes pais de família. Tínhamos como meta, ainda, educar a população, permitindo que em seus lares os pais participassem com seus filhos destes trabalhos, separando e entregando voluntariamente os materiais passíveis de reciclagem, despertando suas consciências quanto à importância deste trabalho e incentivando-os a participarem junto à sociedade enquanto cidadãos. Infelizmente, algumas pessoas estão agindo de má-fé e prejudicando este trabalho que beneficia o coletivo”, lamenta.

Madeira depositada em ponto inapropriado (Foto: Divulgação)

Dolce lembra que a cidade conta a coleta domiciliar de porta em porta diariamente. “Ainda, temos o ecoponto na zona Sul, que recebe materiais diversos. Há pontos para coleta de óleo, vidros, lixo eletrônico, dentre outros, além da logística reversa de alguns itens, como pneus, pilhas, lâmpadas e baterias. Não há motivos que justifiquem tamanha falta de educação por parte de alguns cidadãos que insistem em viver alheios ao bom convívio social. Se flagrarmos esses descartes irregulares, além da multa, aplicaremos as penalidades cabíveis quanto os crimes praticados contra o meio ambiente”, garante.

O secretário diz que a pasta está em fase de instalação de câmeras de monitoramento nestes pontos, para agir no rigor da lei. “Para que tenhamos uma cidade ambientalmente sadia e equilibrada em benefício ao coletivo. Não é justo que a grande maioria da população, que está participando desta modalidade de coleta seletiva, seja prejudicada por meia dúzia de pessoas mal-educadas e egoístas. Todo trabalho de limpeza é realizado por família de catadores. Pais e filhos. É uma covardia o que alguns cidadãos estão fazendo com estes trabalhadores e vamos nos esforçar ao máximo punir os responsáveis por essa falta de empatia”, afirma o secretário.

Restos de construção não devem ser colocados nos ecopontos (Foto: Divulgação)

Marília se destaca junto ao Programa Município VerdeAzul, ao ocupar a 1ª colocação no ranking em sustentabilidade, demonstrando os esforços da administração para melhorar a qualidade de vida na cidade.

A participação popular é essencial para que os resultados sejam plenamente satisfatórios. Para saber onde descartar corretamente, basta acessar o https://www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar/.

Lixo depositado em local impróprio (Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Trabalhador rural pisoteado por animal em Pompeia morre em Marília
  • 2
    Ambulância e SUV batem de frente na rodovia SP-294 em Pompeia
  • 3
    Comerciante é denunciado por mandar meninos limpar banheiros em troca de bebida
  • 4
    DDM liberta mulher e filhos de cárcere privado na zona norte de Marília

Escolhas do editor

IMUNIZAÇÃO
Marília inicia aplicação da vacina Pneumo 20 a partir de segunda-feiraMarília inicia aplicação da vacina Pneumo 20 a partir de segunda-feira
Marília inicia aplicação da vacina Pneumo 20 a partir de segunda-feira
RODOVIAS
Artesp autoriza reajuste dos pedágios da SP-333 em Marília e EchaporãArtesp autoriza reajuste dos pedágios da SP-333 em Marília e Echaporã
Artesp autoriza reajuste dos pedágios da SP-333 em Marília e Echaporã
Azul Viagens promove ação com descontos e seleção de destinos da Copa do MundoAzul Viagens promove ação com descontos e seleção de destinos da Copa do Mundo
Azul Viagens promove ação com descontos e seleção de destinos da Copa do Mundo
GOVERNO PAULISTA
Detran-SP amplia acesso digital para 88 serviços online para motoristasDetran-SP amplia acesso digital para 88 serviços online para motoristas
Detran-SP amplia acesso digital para 88 serviços online para motoristas

Últimas notícias

Projeto da Unimar orienta tutores sobre cuidados com cães e gatos
Marília inicia aplicação da vacina Pneumo 20 a partir de segunda-feira
UTI Neonatal do HBU entra no clima da Copa e promove acolhimento às famílias
Conselho Municipal de Cultura promove reunião aberta à população em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie