Dieta da zona metabólica: Perca 8 quilos em um mês
Conhecida dieta da Zona Metabólica ou do Equilíbrio Hormonal, este programa visa, além da redução do peso, promover reeducação alimentar e estabilizar a insulina e os hormônios ligados à alimentação no organismo.
O lema é não passar fome e cinco refeições por dia fazem parte do cardápio. Também não há nenhuma restrição com os tipos de alimentos que podem ser consumidos, sendo permitidos carboidratos, proteínas e até gordura.
Cada refeição, ou pelo menos as principais delas, deve conter 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gordura.
É preciso, no entanto, controlar bem os horários das refeições e calcular as calorias consumidas durante o dia: 1.200 para mulheres e 1.500 para homens. Se seguida corretamente, até 2 quilos podem ser eliminados em uma semana, garante o programa.
A dieta do Equilíbrio Hormonal foi desenvolvida pelo bioquímico Barry Sears. Ele defende a teoria de que o segredo para perda de peso é alcançar o equilíbrio hormonal adequado e manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.
O especialista acredita que níveis elevados de insulina e outros hormônios dificultam o emagrecimento e em alguns casos podem levar à obesidade.
Um estudo recente divulgado pela Faculdade de Medicina da Harvard University apontou que comer menos pode emagrecer mais que cortar gordura. Sears também aposta na teoria que não precisa eliminar de vez a gordura do cardápio.
Restrições da Dieta da Zona
A Dieta da Zona não restringe nenhum alimento. O propósito da dieta é equilibrar as proporções dos carboidratos, gorduras e proteínas. Ou seja, você pode comer tudo, porém controlando a quantidade.
É uma dieta fácil de seguir e não possui contra-indicações, podendo ser feita por todas as pessoas que querem uma alimentação saudável. Além dos ganhos na saúde em geral, você ainda poderá perder cerca de 1,5 a 2 kg por semana.
Cardápio do dia a dia
Café da manhã
• 1 copo de leite semidesnatado batido com uma fatia de manga e 1 colher de sobremesa de farelo de aveia. Ou 1 copo de iogurte batido com frutas vermelhas. Ou 1 copo de suco de frutas com aveia e mel.
• 2 fatias de pão integral com uma camada fina de manteiga. Ou 1 pão francês integral sem miolo com mussarela de búfala. Ou 3 torradas integrais com geleia rica em fibras. Ou 1 fatia de bolo de maçã com canela integral.
Lanche da manhã
• 1 copo de suco de soja do sabor de sua preferência com 1 colher de sopa de colágeno parcialmente hidrolisado. Ou 1 taça de salada de frutas com 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça.
• 2 castanhas-do-pará. Ou 1 colher rasa (sopa) de amendoim torrado em casa (sem sal).
Almoço
• Verduras cruas à vontade, temperadas com 1 colher de sopa de azeite de oliva, pouco sal e limão ou vinagre balsâmico.
• 1 colher (grande) de arroz integral. Ou 1 xícara (chá) de macarrão integral.
• 1 concha de tamanho médio com feijão preto. Ou grão-de-bico. Ou lentilhas.
• 1 porção média (tamanho da palma da mão) de alcatra empanada em clara de ovo e flocos de aveia, assada. Ou frango assado. Ou filé de peixe empanado em aveia e fubá. Ou carne moída refogada com proteína de soja texturizada.
• 1 escumadeira de brócolis com raspas de amêndoas. Ou espinafre refogado com alho. Ou cenouras al dente com nozes picadas.
• 1 laranja-lima. Ou 1 manga. Ou 1 fatia de abacaxi.
Lanche da tarde
• 1 copo de suco de soja. Ou 1 xícara de chá misturado com 1 colher de sobremesa de colágeno parcialmente hidrolisado. Ou 30 gramas de chocolate com 60% de cacau ou mais.
Jantar
• 1 porção de salada ceasar com frango desfiado e croutons. Ou salada verde com frutas picadas e molho de azeite e vinagre balsâmico. Ou salpicão de frango defumado com maionese light e repolho branco e uvas-passas.
• 1 pedaço de quiche integral feita com uma mistura de cogumelos shiitake, shimeji e paris. Ou omelete recheada de tomate picado, palmito e escarola refogada.
• 1 porção de carpaccio de banana com canela e cacau em pó. Ou frutas frescas. Ou 1 fatia de bolo integral de chocolate.
Lanche da noite
• 1 cookie integral de passas ou 1 banana com aveia. Ou 2 crackers integrais com fina camada de margarina light.
• 1 xícara de chá de capim-cidreira.
Fonte: Exame