Deputados de Marília repercutem declaração de Lula: ‘fala infeliz’ e ‘total repúdio’
Os deputados estaduais Vinicius Camarinha (PSDB) e Dani Alonso (PL), e o deputado federal Capitão Augusto (PL), repercutiram em suas redes sociais a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre os conflitos envolvendo Israel no Oriente Médio. O grupo terrorista Hamas chegou a agradecer publicamente o depoimento de Lula.
“Em uma guerra, muitas vidas são perdidas, muitos inocentes são atingidos, porém, a brutalidade do holocausto, com todo o horror do nazismo, onde 6 milhões de judeus foram assassinados não pode ser comparado a nada, como fez o presidente Lula. Foi uma fala infeliz! Que haja discernimento e, principalmente, paz ao povo de Israel e aos palestinos. Não importam os motivos da guerra, a paz é ainda mais importante!”, disse Vinicius Camarinha no X (antigo Twitter).
Dani Alonso repudiou o presidente brasileiro em sua conta no X. “Total repúdio às declarações do presidente Lula relativizando o Holocausto. Tais comparações são desrespeitosas com a memória de milhões de judeus. Diplomacia requer responsabilidade e empatia. Espero retratação do governo para manter as relações Brasil-Israel saudáveis”, destacou a parlamentar estadual.
O deputado federal Capitão Augusto considerou a fala uma afronta e declarou apoio ao pedido de impeachment. “Indignado com as declarações de Lula comparando ações em Gaza ao Holocausto. Uma afronta à memória de milhões e à diplomacia. Assinei o pedido de impeachment contra o atual presidente. Respeito histórico e decoro presidencial são inegociáveis”, declarou também em seu Twitter.
A declaração do presidente desencadeou um mal-estar com o governo israelense. Lula concedeu entrevista coletiva quando encerrou sua viagem à Etiópia, na semana passada.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, falou o petista.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!