MN Logo

11 anos. Mais de 97 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Política
qua. 03 abr. 2024
julgamento

Decisão final sobre cassação do mandado do senador Sergio Moro deve ir ao TSE

Independentemente da decisão da corte regional, o desfecho do caso só deve se dar no TSE.
por Folhapress

Nesta quarta-feira (3), o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná dará continuidade ao julgamento das ações apresentadas por PT e PL que pedem a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR).

Por ora, Moro tem 1 voto pela absolvição, proferido pelo juiz relator da ação. Ao todo, a corte do TRE é composta por sete juízes. A sessão desta quarta-feira será retomada com o voto do juiz José Rodrigo Sade, que na última sessão pediu vista (mais tempo para análise).

Independentemente da decisão da corte regional, o desfecho do caso só deve se dar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), já que tanto os partidos que ingressaram com as ações quanto a defesa de Moro têm interesse no recurso à instância superior, na hipótese de derrota na corte regional.

Acompanhe o placar do julgamento e entenda os próximos passos.

*
QUEM JÁ VOTOU

  • Luciano Carrasco Falavinha (absolvição)

QUAIS JUÍZES AINDA NÃO VOTARAM

  • José Rodrigo Sade
  • Cláudia Cristina Cristofani
  • Julio Jacob Junior
  • Anderson Ricardo Fogaça
  • Guilherme Frederico Hernandes Denz
  • Sigurd Roberto Bengtsson

QUAIS AS ETAPAS DO JULGAMENTO NO TRE-PR
No primeiro dia de julgamento, na segunda -feira (1º), o único a votar foi o juiz Luciano Carrasco Falavinha. Relator da ação, ele votou pela improcedência do pedido. Também os advogados das partes fizeram sustentações orais e se manifestou o representante do Ministério Público – que em parecer considerou que houve abuso de poder econômico e defendeu a cassação de Moro.

Foram reservadas para a análise do caso Moro na corte, as datas de 1º, 3 e 8 de abril. Todos os 7 juízes que compõem o tribunal deverão votar. Isso porque a corte entendeu que, por ser um processo que pode resultar em perda de mandato, é necessário quórum completo independentemente do placar – há ações em que o presidente só votaria em caso de empate.

O QUE OCORRE DEPOIS DO JULGAMENTO NO TRE-PR

As partes ainda podem apresentar embargos ao próprio TRE, espécie de recurso que, de modo geral, busca esclarecer pontos da decisão já tomada e não o seu mérito.

Em caso de condenação ou absolvição, as partes podem apresentar recurso ao TSE. Até a decisão final da corte superior os efeitos do que que ficar decidido no TRE ficam suspensos. Ou seja, no caso de ele ser condenado, eventuais cassação do mandato e inelegibilidade só valeriam após análise do recurso.

QUAIS EFEITOS DE EVENTUAL CONDENAÇÃO DE MORO

Se ao final a Justiça Eleitoral julgar procedente a ação contra Moro, as consequências seriam a cassação da chapa (ou seja, a perda do mandato) e a inelegibilidade por oito anos, contados desde o pleito de 2022.

Nesta hipótese, de acordo com as regras eleitorais em vigor, em 2030 Moro já estaria apto a se candidatar novamente, isso porque, o período de inelegibilidade começa a contar em 2 de outubro de 2022 (a data da eleição), e se encerra no “dia de igual número no oitavo ano seguinte”, que, no caso, seria 2 de outubro de 2030. Realizado no primeiro domingo do mês de outubro, o primeiro turno das eleições 2030 deve acontecer quatro dias depois desta data, no dia 6 de outubro.

Também haveria a realização de uma nova eleição no Paraná para a cadeira no Senado. A possibilidade de novo pleito para a vaga tem movimentado a política paranaense nos últimos meses, com os principais partidos estudando possíveis candidaturas para a disputa.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acidente na SP-294 em Garça tem segunda morte confirmada após mais de um mês
  • 2
    Lavrador tenta matar o vizinho por reclamação de barulho em Ocauçu
  • 3
    Homem encontrado morto no Azaleias é identificado por impressões digitais
  • 4
    ‘Feirão do Vintão’ das Lojas G tem produtos por R$ 20 neste fim de semana

Escolhas do editor

IMPACTO
Conflito entre Israel e Irã afeta agronegócio e preocupa produtores de MaríliaConflito entre Israel e Irã afeta agronegócio e preocupa produtores de Marília
Conflito entre Israel e Irã afeta agronegócio e preocupa produtores de Marília
SP-294
Colisão entre carro e caminhão deixa três feridos na SP-294 em Vera CruzColisão entre carro e caminhão deixa três feridos na SP-294 em Vera Cruz
Colisão entre carro e caminhão deixa três feridos na SP-294 em Vera Cruz
REGIÃO
Lavrador tenta matar o vizinho por reclamação de barulho em OcauçuLavrador tenta matar o vizinho por reclamação de barulho em Ocauçu
Lavrador tenta matar o vizinho por reclamação de barulho em Ocauçu
ECONOMIA
Copom eleva juros da economia para 15% ao ano, maior patamar desde 2006Copom eleva juros da economia para 15% ao ano, maior patamar desde 2006
Copom eleva juros da economia para 15% ao ano, maior patamar desde 2006

Últimas notícias

Conflito entre Israel e Irã afeta agronegócio e preocupa produtores de Marília
Acidente com Porsche na SP-294 deixa mulher e bebê feridos em colisão tripla
Colisão entre carro e caminhão deixa três feridos na SP-294 em Vera Cruz
Operação da Força Tática prende jovem com mais de 280 porções de drogas no Santa Antonieta

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie