MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
seg. 05 abr. 2021

Resignação e paciência nesta pandemia

por Décio Mazeto

Dizer que estamos atravessando tempos bicudos, com a terrível expectativa de uma contaminação por um vírus desconhecido e altamente letal, seria dizer o óbvio ou chover no molhado. O ser humano, em sua compreensível busca de soluções para conjurar a terrível proximidade do inimigo invisível, acaba por sofrer traumas psicológicos e emocionais que vão do medo à angústia, desembocando em muitos casos na depressão, provocando males de toda ordem.

Diante deste cenário de pânico, a solução, em minha modesta opinião, é adotar algumas medidas que possam minimizar a angústia da espera por uma solução definitiva, visando o afastamento do mal invisível e ameaçador do tal coronavírus. Dentre elas, a resignação deveria estar presente em nossos momentos, uma vez que de nossa parte, pessoalmente, nada há a fazer, a não ser o aguardo da solução do problema, e o cumprimento das normas estabelecidas para evitar o contágio pela enfermidade.

O sentido da resignação, neste caso, não significa desatenção ou conformismo com a hipótese da contaminação e suas consequências. Ao contrário, o sentimento da resignação funcionaria como uma espécie de alento e certeza da existência de um eventual e futuro combate com o mal. A revolta pessoal e inconsequente a nada levaria, a não ser um óbvio desgaste emocional que somente nos causaria mais danos psicológicos.

O segundo sentimento a ser cultivado deve ser o da paciência com uma dose substancial de otimismo. A paciência, porque temos a certeza de inúmeras pesquisas e estudos vêm sendo adotados, visando destruir o mal e a convicção de que esta virá mais cedo ou mais tarde. Aliás, segundo a palavra do filósofo Remo Cantoni, “entre presente e futuro, entre realidade e esperança, há uma larga margem que somente a espera paciente e racional pode superar. Pouco ou nada nos é dado, e o possível se faz real somente na ação e no trabalho que exigem o exercício continuado da paciência e o concurso lento do tempo”.

Assim, se não há solução pronta para afastar de vez essa progressão monstruosa de ataque à nossa frágil e indefesa sociedade humana, a paciência, temperada pelo otimismo, sem maus presságios ou angústias, deve ser a fórmula para que se aguarde o futuro que virá, com certeza, com a extinção da terrível pandemia.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Jovem morre em acidente de moto na zona norte de Marília
  • 2
    Motociclista morre após ser atingido por linha com cerol em Garça
  • 3
    Vítima de grave acidente em Oriente é sepultado sob forte comoção
  • 4
    Jovem que morreu em acidente levava adolescente na garupa em Marília

Escolhas do editor

MORTE EM GARÇA
Vídeo flagra morte de motociclista atingido por linha com cerolVídeo flagra morte de motociclista atingido por linha com cerol
Vídeo flagra morte de motociclista atingido por linha com cerol
MORTE EM ORIENTE
Justiça solta estudante acusado de matar motociclista no trânsitoJustiça solta estudante acusado de matar motociclista no trânsito
Justiça solta estudante acusado de matar motociclista no trânsito
TRÂNSITO
Jovem morre em acidente de moto na zona norte de MaríliaJovem morre em acidente de moto na zona norte de Marília
Jovem morre em acidente de moto na zona norte de Marília
JARDIM ELDORADO
Promessa de asfalto vira retrato de descaso na zona oeste de MaríliaPromessa de asfalto vira retrato de descaso na zona oeste de Marília
Promessa de asfalto vira retrato de descaso na zona oeste de Marília

Últimas notícias

Operação Cata-Treco atende novos bairros de Marília a partir desta segunda
Mecânico é investigado por agressão à esposa e investidas sexuais contra adolescente
Vídeo flagra morte de motociclista atingido por linha com cerol
Justiça solta estudante acusado de matar motociclista no trânsito

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie