Danilo da Saúde propõe criação do Museu do Café para valorizar cultura e turismo

O presidente da Câmara de Marília, vereador Danilo da Saúde (PSDB), apresentou requerimento que propõe a criação do Museu do Café no Município. A iniciativa visa valorizar a cultura cafeeira, considerada fundamental na formação histórica e no desenvolvimento econômico da cidade e da região.
O pedido foi encaminhado ao prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) e às secretarias municipais de Cultura, Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Conforme Danilo da Saúde, a proposta poderá ser viabilizada por meio de parcerias com a iniciativa privada, produtores de café e instituições culturais.
“A história do café tem papel central no crescimento e desenvolvimento da cidade e de toda a região. Em breve, por iniciativa da Prefeitura de Marília, será realizado o primeiro Festival do Café, em comemoração ao centenário da Fazenda Cascata e pela nossa inclusão no programa Rotas do Café, o que com certeza irá atrair turistas e fomentar a economia local. Com o Museu do Café vamos fortalecer a cadeia produtiva, promover benefícios culturais, turísticos, econômicos e sociais”, afirmou o parlamentar.
O vereador destacou ainda que o novo espaço “será um local de integração social e de disseminação do conhecimento, conectando as pessoas à história de Marília, da cafeicultura e de sua contribuição para o desenvolvimento regional”, disse.
O requerimento será apreciado na sessão ordinária da Câmara Municipal marcada para esta segunda-feira, dia 27 de outubro de 2025, a partir das 16 horas.