Danilo da Saúde cobra providências urgentes no abastecimento da Medex

O presidente da Câmara de Marília, o vereador Danilo da Saúde (PSDB), cobra providências imediatas da Secretaria Estadual da Saúde e do Departamento Regional de Saúde (DRS-9) para a regularização do abastecimento das medicações de alto custo e insumos fornecidos por meio da farmácia Medex.
Sob gestão estadual, a farmácia fica localizada na rua Quinze de Novembro, na região central da cidade.
De acordo com Danilo da Saúde, a população que utiliza os serviços da farmácia estadual tem reclamado da falta frequente dos itens, além de número insuficiente de funcionários para atendimento, o que tem causado filas e longa espera.
“Em sua maioria são pessoas idosas, mães com crianças enfermas e pacientes com doenças graves, e essa espera as prejudica muito. Além da regularização no fornecimento dos medicamentos e insumos, é preciso que sejam feitas melhorias quanto ao atendimento e à logística de distribuição”, destaca o presidente do Legislativo.
Danilo da Saúde quer informações da pasta estadual e do Departamento Regional de Saúde quanto ao número de pacientes atendidos por mês na Medex e o tempo médio de espera; quantos funcionários atuam no atendimento e se há estimativa de contratações; quais medicamentos e insumos estão em falta, com as justificativas e previsão de regularização; e total de pedidos judiciais para fornecimento dos itens que não está sendo cumprido.
O presidente ainda quer saber se há alguma proposta do governo estadual para melhorias no espaço físico da farmácia e nos serviços oferecidos. Caso haja projetos neste sentido, ele solicita que sejam enviadas cópias para conhecimento.
“Diariamente temos recebido muitas reclamações da população, relatando as dificuldades em ter acesso às medicações, dietas e suplementos alimentares, entre outros insumos indispensáveis, inclusive os que são fornecidos através de medidas judiciais. Além disso, nos últimos anos dezenas de servidores do Estado que atuavam no atendimento à população foram aposentados. É preciso que algo seja feito de forma imediata. Não dá mais para as pessoas terem tanta dificuldade para ter acesso aos remédios e insumos, já que precisam deles para dar andamento aos tratamentos”, conclui o presidente.
O requerimento deve ser votado na sessão ordinária da Câmara de Marília na próxima segunda-feira (23), a partir das 17h.