MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 18 jan. 2021

Daniel Alonso publica regras para fase vermelha em Marília

por Leonardo Moreno

Centro de Marília amanheceu fechado nesta segunda-feira (Foto: Marília Notícia)

O prefeito de Marília, Daniel Alonso (PSDB), publicou neste domingo (17) um decreto adequando as restrições locais à fase vermelha do Plano São Paulo.

A partir desta segunda-feira (18) só podem funcionar com atendimento presencial as atividades consideradas essenciais e, mesmo assim, na maior parte dos casos, com o horário de atendimento limitado entre 6h e 20h.

São consideradas atividades essenciais, segundo o artigo primeiro, açougues, hortifrutigranjeiros, mercados e supermercados, atacadistas, peixarias, padarias, lojas de conveniência, lavanderias, clínicas veterinárias e lojas de suprimentos para animais.

No mesmo artigo também constam como essenciais, oficinas mecânicas, elétricas, funilarias, borracharias e serviços de guincho, distribuidoras de gás e água mineral, óticas, prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais.

Centro de Marília deserto na manhã desta segunda (Foto: Marília Notícia)

De acordo com o decreto, outras atividades ainda poderão ser definidas como essenciais, caso necessário.

Podem funcionar no horário regular postos de combustíveis, farmácias e drogarias, agências bancárias, de crédito e financeiras, casas lotéricas e serviços postais.

Conforme determinação do prefeito, fica autorizado exclusivamente para atendimento de serviços de entrega, no sistema delivery e drive thru, as atividades de restaurantes, lanchonetes e similares.

O descumprimento das normas implicará em notificação para regularização imediata. O não atendimento resultará em multa de R$ 5 mil. Em caso de reincidência haverá lacração por sete dias, da primeira vez, e por tempo indeterminado, na segunda.

(Foto: Marília Notícia)

Recomendações

“Fica recomendado aos estabelecimentos comerciais de cunho essencial, em especial supermercados, atacadistas, açougues, padarias e similares, que o acesso para a realização das compras seja de apenas uma pessoa por família”, diz o decreto.

Também fica estipulado atendimento em horário preferencial, das 6h às 10h, para pessoas do grupo de risco e com idade igual ou superior a 60 anos.

Outra recomendação é para que “e a circulação de pessoas no âmbito do Município se limite às necessidades imediatas de alimentação, cuidados de saúde e exercício de atividades essenciais, observado o uso permanente de máscara de proteção respiratória”.

Ainda é recomendada a adoção da “compra solidária, em favor de vizinhos, parentes, amigos, evitando-se a exposição, principalmente, de idosos, crianças e outras pessoas consideradas grupo de risco”

Está proibido qualquer tipo de aglomeração em ambiente público ou privado, como praças, semáforos e poliesportivos. Clique aqui para ler documento na íntegra.

Lojas fechadas durante a fase vermelha do Plano SP (Foto: Marília Notícia)

Regras

Aos serviços em funcionamento é obrigatório que sejam seguidas as seguintes regras:

  • Limitar a entrada de pessoas em até 20% da capacidade de ocupação do estabelecimento;
  • Disponibilizar na entrada do estabelecimento e em outros lugares estratégicos de fácil acesso, álcool em gel para utilização de funcionários e clientes;
  • O uso de máscaras de proteção facial constitui condição de ingresso e frequência eventual ou permanente, nos recintos;
  • Higienizar, quando do início das atividades e após cada uso, durante o período de funcionamento, as superfícies de toque (carrinhos, cestos, cadeiras, maçanetas, corrimão, mesas, bancadas, etc).
  • Higienizar quando do início das atividades e durante o período de funcionamento, os pisos e banheiros, preferencialmente com água sanitária;
  • Manter locais de circulação e áreas comuns com os sistemas de ar condicionados limpos (filtros e dutos) e, obrigatoriamente, manter pelo menos uma janela externa aberta ou qualquer outra abertura, contribuindo para a renovação de ar;
  • Manter disponível kit completo de higiene de mãos nos sanitários de clientes e funcionários, utilizando sabonete líquido, álcool em gel e toalhas de papel não reciclado;
  • Fazer a utilização, se necessário, do uso de senhas ou outro sistema eficaz, a fim de evitar a aglomeração de pessoas dentro do estabelecimento, aguardando atendimento;
  • Determinar, caso haja fila de espera, que seja mantida distância mínima de um metro e meio entre as pessoas, dentro e fora do estabelecimento;
  • Manter os ambientes abertos e arejados.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem com histórico de uso de drogas morre e caso é comunicado à polícia
  • 2
    Após furtar carro, homem é seguido por motociclista e apanha de capacete
  • 3
    Com suposto gerente preso, tráfico perde drogas e mais R$ 13 mil na zona norte
  • 4
    Marília enfrenta frio persistente e registra a menor máxima de 2026

Escolhas do editor

Marília mantém Nota A em ranking do Tesouro Nacional sobre gestão fiscalMarília mantém Nota A em ranking do Tesouro Nacional sobre gestão fiscal
Marília mantém Nota A em ranking do Tesouro Nacional sobre gestão fiscal
PRESO
Polícia Civil prende acusado de matar e assar gata em condomínioPolícia Civil prende acusado de matar e assar gata em condomínio
Polícia Civil prende acusado de matar e assar gata em condomínio
UNIDOS DESDE A ORIGEM
Troca de pneus rende prêmio de R$ 40 mil para moradora de Marília na Odair PneusTroca de pneus rende prêmio de R$ 40 mil para moradora de Marília na Odair Pneus
Troca de pneus rende prêmio de R$ 40 mil para moradora de Marília na Odair Pneus
SEGURANÇA VIÁRIA
Governo de SP lança Plano de Segurança Viária para reduzir mortes no trânsitoGoverno de SP lança Plano de Segurança Viária para reduzir mortes no trânsito
Governo de SP lança Plano de Segurança Viária para reduzir mortes no trânsito

Últimas notícias

Espaço da Criança terá atrações culturais gratuitas em Padre Nóbrega neste domingo
Operação Cata-Treco continua em bairros da zona norte de Marília
Marília mantém Nota A em ranking do Tesouro Nacional sobre gestão fiscal
Mutirão oferece implante contraceptivo a mulheres agendadas na zona norte de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie